As olheiras são marcas profundas de cor arroxeada que se formam em volta dos olhos e ao aparecerem provocam uma aparência cansada. Estas marcas, podem ser resultado de noites mal dormidas,cansaço, fumo, stress ou alergias e é mais comum o seu aparecimento durante o período pré-menstrual e gravidez, pois devido à falta de ferro a pálpebra pode ficar mais branca. Assim, as olheiras formam-se porque o tecido da pele que rodeia os olhos encontra-se fino e transparente, tornando possível que se vejam os vasos sanguíneos. No entanto, existem truques para diminuir e disfarçar este efeito.

Lave o rosto com água fria - Contrariamente ao que se pensa, não é a água quente que alivia as olheiras, mas sim a água fria. Lavar o rosto com água fria todas as manhãs atenua as olheiras.

Coloque rodelas de pepino sobre os olhos - O velho cliché das rodelas de pepino nos olhos resulta mesmo! Colocar as mesmas sobre os olhos permite atenuar e prevenir as olheiras e, embora os resultados demorem a aparecer, este truque é eficaz no disfarce momentâneo.

Corte no consumo de sal - Por conter sódio, o sal é um do principais responsáveis pela retenção de líquidos e, por sua vez, esta piora o efeito das olheiras, provocando inchaço na região dos olhos.

Coloque saquetas de chá sobre os olhos - O chá de camomila tem um efeito calmante e anti-inflamatório, que permite diminuir a cor arroxeada provocada pelas olheiras. Assim, deve fazer chá de camomila e de seguida colocar as saquetas no frigorífico e após estarem completamente frias, deve colocá-las sobre os olhos durante 10 minutos.

Use creme hidratante - Quando hidratada, a pele fica mais bonita e também com mais defesas. Ou seja, a hidratação da pele para além de disfarçar as olheiras, permite também preveni-las pois o creme aumenta a espessura da pele, e por consequência, reduz o roxo.

Massaje o rosto - Deve massajar as olheiras duas vezes por dia, pois a massagem para além de relaxar a pele, vai permitir diminuir a drenagem linfática facial. Esta massagem deve ser feita com suavidade do canto interno da pálpebra superior para o externo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.