O cabelo. É um dos nossos maiores trunfos, responsável muitas vezes por um reforço da auto-estima e confiança e por aquele toque final que nos compõe e identifica.

No entanto, para exibir um aspecto saudável e bonito os fios devem ser mimados e bem tratados.

Seja o seu cabelo liso, encaracolado, ondulado ou rebelde, vamos dar-lhe uma ajuda.


LISO
É talvez o tipo de cabelo mais deseja­do, no entanto, a sua beleza depende de cuidados específicos, para evi­tar que fique baço, sem vida e sem volume. Segundo Bernardete da Silva, cabeleireira, «depois de lavar o cabelo, deve secá-lo com a cabe­ça virada para baixo, pois isso con­fere-lhe bastante volume. No final, aplique um pouco de cera para moldar as pontas e dê mais uma passagem com o secador». Outra forma de criar volume consiste em «ripá-lo ligeiramente por baixo, para lhe dar estrutura», acrescenta.

Produtos

«Não há nada melhor do que a cera para moldar o cabelo liso», sugere a cabeleireira. Pode também fazer um brushing, com a ajuda de uma escova larga redonda e de uma espuma de volume.

Erros

Num cabelo muito liso e com pouco volume, defende Bernardete da Silva «não use cremes ou condicionadores. Aplique gotas ou spray bifásico para nutrir as pontas», caso con­trário o penteado pode perder vida.

ENCARACOLADO
Para ter caracóis de fazer inveja, não adian­ta abusar dos condicionadores se o cabelo não estiver bem limpo. Use um bom champô hidratante e, antes de secar com o difusor (peça obrigatória), aplique um gel cremoso.Ao secar, «não se esqueça de amachucar com cuida­do os caracóis», sugere. Se estiver farta do look natural, pode alisá-lo «com um modelador de cabelo (prefira as chapas de turmalina) ou fazer um penteado apanhado».

Produtos

Para conseguir caracóis bonitos e definidos, procure produtos de cuidado e de styling específicos. Quanto à textura, prefira o gel cremoso à espuma, pois esta «deixa o caracol muito seco e sem efeito solto».

Erros

Penteie o cabelo apenas quando estiver molhado e com pentes de madeira com dentes largos, caso contrário, «irá desfazer o caracol, tri­plicar o volume do cabelo e encrespá-lo», refere. Evite também hidratá-lo demasiado, o que con­duz a uma quebra do cabelo.

Veja na página seguinte: Cabelos ondulados e rebeldes

ONDULADO
Muito em voga hoje em dia, o cabelo ondula­do é sinónimo de juventude, rebeldia e sensua­lidade. «Opte por um bom produto de definição (a espuma nestes casos já é recomendável) para ajudar o ondulado a sobressair, e seque com o difusor, especialmente nas pontas», aconselha.

Caso tenha apenas alguns jeitos, pode usar oca­sionalmente o ferro para caracóis e dar nova vida ao seu ondulado.

Produtos

Um champô hidratante e que con­fere brilho é a estratégia correcta para exibir um cabelo saudável. Complemente, semanalmente, com uma máscara de queratina.

Erros

Na hora de pentear, não abuse das esco­vas, principalmente, quando tiver o cabelo seco.

REBELDE
Independentemente de ser liso, encaracolado ou ondulado, o cabelo rebelde e crespo é, por definição, um cabelo que, quando sai do bulbo capilar, não recebe oleosida­de natural e perde humidade com faci­lidade. Hidratação reforçada é o segre­do da sua beleza, tanto na hora de lavar como de pentear. Antes de secar, aplique um hidratante capilar e não abuse do seca­dor – um dos seus principais inimigos.

Produtos

Qualquer fórmula hidratan­te que consiga domar o seu cabelo é uma opção acertada (na versão leite ou gel).

Erros

Para além de evitar usar diariamente o secador, «não penteie o cabelo com a escova, pois é muito agressiva, prefira um pente de dentes lar­gos», recomenda a cabeleireira

Dica

Não utilize escovas com cerdas que tenham bolinhas de metal ou plástico nas pontas, pois quebram os fios que são finos e sensíveis.

Texto: Raquel Pires com Bernardete da Silva (cabeleireira)