Criados para remover a (muito resistente) maquilhagem à prova de água, os desmaquilhantes bifásicos vieram simplificar a vida das adeptas de máscara de pestanas e de eyeliner. Se, por um lado, está na moda usar e abusar das pestanas longas e definidas por máscaras de pestanas de qualidade, por outro, livrarmo-nos delas também já é uma questão incontornável ou não fosse o primeiro conselho para uma pele saudável remover totalmente a maquilhagem antes de dormir.

O problema, como muitas mulheres seguramente saberão, é que tanto o eyeliner como as máscaras de pestanas são difíceis de remover com um desmaquilhante vulgar. É muito comum retirarmos a maquilhagem e, mesmo assim, acordarmos com a almofada pintalgada de negro e até, nalguns casos, com os olhos esborratados. Por isso, para deixarmos de massacrar a zona sensível dos olhos, nasceram os desmaquilhantes bifásicos, uma inovação que tem feito furor.

As duas fases do mesmo desmaquilhante

Apesar de não serem uma novidade, multiplicam-se nas perfumarias, nas parafarmácias e até nas farmácias. A questão é como e por que motivo funcionam? O que deve saber sobre um desmaquilhante bifásico é que contém duas fases. Uma aquosa e outra oleosa. Pode estar a perguntar-se por que é que não nos contentamos apenas com a fase oleosa, uma vez que é esta que remove eficazmente a maquilhagem? A resposta é muito simples. O óleo não evapora!

Assim, se nos desmaquilharmos com um óleo, o contorno dos olhos fica oleoso, o que não é nada confortável. "As duas fases otimizam a limpeza pois existem impurezas que são hidrossolúveis e, por isso, são mais facilmente removidas pela aquosa, e outras, pelas suas características, são mais facilmente removidas pela oleosa", refere Ana Inácio, farmacêutica. Além disso, se a fórmula for só oleosa, pode irritar os olhos, deixando-os inchados e inflamados.

Uma grande vantagem dos desmaquilhantes bifásicos, realçada por muitas das maquilhadoras, das dermatologistas e das farmacêuticas que aconselham a sua utilização, é o facto de serem bem tolerados pelos olhos mais sensíveis, nem que seja porque evitam que esfregue os olhos com força na tentativa de se ver livre da maquilhagem mais resistente. Por isso, não se esqueça de agitar energicamente o frasco a cada utilização para que as duas fases se misturem bem.

3 factos curiosos a reter sobre os desmaquilhantes

1. O desmaquilhante é bifásico porque é composto por uma fase oleosa e outra aquosa.

2. Como a densidade da água é superior à do óleo, a fase aquosa encontra-se por baixo da oleosa.

3. A molécula de óleo é composta por uma parte polar e outra apolar. A polar é hidrófila, pelo que gosta de água, e a apolar é hidrófoba, pelo que rejeita a água.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Ana Inácio (farmacêutica)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.