Poluição, vento, maquilhagem, sol, tabaco... A pele sofre com os maus tratos do clima e de outros agentes externos.Com o tempo, mesmo as peles oleosas ficam mais ásperas, opacas e sem vida. Isso porque, além das impurezas, células mortas da própria pele acumulam-se sob a superfície. Não é suficiente lavá-la com água e sabão, para garantir uma pele bonita e uniforme.
Benefícios da Esfoliação
Quase ninguém se lembra de cuidar da pele do rosto e do corpo. Não chega limpar a pele com sabão ou desmaquilhantes, esfoliar é muito importante para renovar, estimular, clarear, retirar as impurezas, o excesso de oleosidade e renovar sua circulação, deixando a pele mais firme e uniforme.
Além disso, a esfoliação prepara a pele para receber tratamentos como os de nutrição, hidratação e anti age, favorecendo a absorção dos ativos dos produtos.
Favorece, também, um bronzeado mais bonito e homogéneo, prepara a pele para o verão, maior fixação da maquilhagem e até ajuda na depilação, a desencravar os pêlos.
É também uma excelente forma de dar vida à sua pele, principalmente para quem fuma. As impurezas do tabaco não residem somente nos pulmões mas também na pele, porque a respiração também se efetua pela mesma.
De quanto em quanto tempo, é que deve esfoliar a sua pele?
Cada pessoa possui um tipo de pele específico, por isso, o intervalo entre as esfoliações varia.
Pele oleosa – intervalo de 7 a 10 dias;
Pele seca – intervalo superior a 15 dias;
Pele normal – intervalo superior a 20 dias.
Conheça os diferentes tipos de esfoliantes:
Vegetais (“gommage”) - esfoliação com celulose à base de aveia e amido de arroz, plantas medicinais
Químicos (peelings com ácidos)
Enzimático - Peeling feito com ácidos de frutas (enzimas)
Físicos - grãos que criam atrito na pele e atuam por fricção
Procedimento
O banho é o melhor momento para fazer a esfoliação com calma. Além disso, a água morna e o vapor dilatam os poros da pele, facilitando a remoção de suas impurezas.
É preciso, no entanto, conhecer e seguir à risca o passo a passo da esfoliação para ter a pele de pêssego garantida:
1) Lave bem a pele com água e sabonete próprio para o seu tipo de pele.
2) No rosto, aplique o esfoliante em movimentos circulares, com pouca pressão e de forma homogénea. Movimentos bruscos podem ferir a pele.
No corpo vale o mesmo procedimento. As únicas diferenças, são fazer a massagem com pressão moderada e, nas áreas mais ásperas, massajar de forma mais intensa. Faz parte da esfoliação, também, o uso de luvas esfoliantes, que podem ser utilizadas diariamente e sem um produto esfoliante, pois já têm, por si só, acção abrasiva.
3) Enxagúe e aplique o hidratante próprio para o seu tipo de pele, também com movimentos circulares, impedindo que ela fique seca após a esfoliação e ativando a circulação.
4) No caso do rosto, durante o dia, não se esqueça de protetor solar.
Realizar a esfoliação com o auxilio de um profissional torna tudo mais simples, sendo as costas, uma das zonas do corpo onde acumulamos mais oleosidade e de difícil acesso, causando comichão o até as indesejadas borbulhas. Nos clubes Holmes Place temos profissionais que a podem ajudar nesta tarefa.
Carla Esteves
Zen Trainer Holmes Place
Comentários