A celulite e a gordura localizada em áreas específicas afetam milhões de mulheres em todo o mundo. Muitas vezes, só a dieta ou mesmo o recurso ao ginásio não conseguem desalojar a celulite instalada, ou as gordurinhas rebeldes em zonas críticas do corpo como o abdómen, costas, ancas e joelhos.
O organismo humano mantém a sua temperatura, dentro de certos limites, através de um mecanismo de regulação, que permite ao corpo defender-se tanto do calor quanto do frio. Se aplicarmos no corpo um produto que provoque calor, o aumento de temperatura dilata os vasos sanguíneos e facilita a circulação.
Isto permite um melhor transporte do oxigénio para todo o corpo, fundamental para o funcionamento saudável do organismo. O tratamento que apresentamos utiliza o aquecimento local para destruir a acumulação de gordura e os nódulos celulíticos.
Um produto hipertérmico leva o corpo a reagir localmente ao calor, aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos e favorecendo a eliminação dos subprodutos indesejáveis ao metabolismo.
A ação de calor é produzida por um gel, que integra na sua composição, Castanha da Índia, de efeito descongestionante, antiedematoso, o que o torna um bom coadjuvante no tratamento da celulite; Cafeína, um ingrediente essencial para a degradação das gorduras acumuladas nas células gordas (adipócitos); Carnitina, que atua na queima da gordura localizada, e fucus vesiculosus, algas ativadoras da microcirculação, que equilibram o grau de hidratação e a nutrição dos tecidos.
O gel térmico contém ainda lipossomas liporedutoras, microcápsulas que transportam as substâncias ativas à profundidade necessária.
A combinação das substâncias ativas e um sistema especial de libertação das mesmos, a "submicrodispersão", assegura não só a penetração dos componentes que agem na cellulite e na gordura localizada, como a sua libertação de modo contínuo e prolongado.
Os lipossomas redutores têm potente ação de inibição na formação dos adipócitos, interferindo no processo metabólico que conduz à acumulação de gordura nas células. O aumento da temperatura corporal provoca o aumento da sudorese e da diurese, ou seja, a eliminação de toxinas e gorduras pelo suor e pela urina.
De acordo com certas fontes, a cada grau centígrado de elevação da temperatura corresponde um aumento do metabolismo, o que incrementa o gasto de energia, a queima das gorduras no chamado processo de lipólise. A sudação provocada pelos produtos aplicados permite uma depuração que drena e limpa o organismo.
Saiba mais na próxima página
Cada sessão de tratamento inicia-se com uma esfoliação. Este procedimento elimina as células mortas e auxilia na penetração dos produtos usados no tratamento. Segue-se a aplicação do produto térmico com ligeira massagem, que provocará calor e rubor na pele.
Para otimizar os resultados coloca-se, envolvendo o corpo, uma manta ou película térmica, cuja utilização é recomendada para aumentar o calor, fazer o tecido libertar através da urina e suor as substâncias tóxicas e, desta forma, melhorar e amenizar os quadros de celulite e de gordura localizada, retira-se após cerca de 20 minutos.
Em certos casos, quando não existe sensibilidade às contraposições de temperatura, é utilizado o método "quente-frio".
O corpo reage no início à sensação de calor, mas a esta sensação de calor segue-se uma sensação de frio através da aplicação de um gel fresco, que obriga o corpo a reagir novamente, tendo necessidade de queimar mais gorduras para restabelecer a temperatura normal.
Este gel, para além de componentes como hera, de ação adelgaçante, antioxidante e vasoprotectora, contém cavalinha, com efeito estimulante na síntese do colagénio e ainda, ginkgo biloba, um ativo anticelulítico e antiadiposidade, normalizador da circulação, muito recomendado para problemas de má circulação.
Ginkgo Biloba é muito explorado no combate ao envelhecimento cutâneo pelas suas propriedades antioxidantes, que inativam os radicais livres, melhorando a elasticidade e firmeza da pele.
A mudança térmica operada é de grande efeito, uma vez que o corpo irá reagir de forma a recuperar o seu equilíbrio térmico interno.
Caso exista suscetibilidade ao frio, o referido gel é substituído por um creme anticelulítico, à base de substâncias hidratantes com extratos naturais de plantas e especialmente indicado para finalizar o tratamento da termoterapia.
Esteticista: Paula Lima
Agradecimentos: Body In Balance; Slim Up
Modelo: Mafalda Pinto
Fotografia: Paulo Neto
Comentários