Como já sabemos, a água é a principal aliada da higiene pessoal e da beleza, trazendo benefícios também para o bem-estar e saúde do corpo. Na área da estética ela é fundamental, existindo muitos cuidados faciais e corporais que a utilizam para embelezar e proporcionar resultados significativos.

Desta vez vamos destacar a Aquadermoabrasão, um método eficaz que utiliza jatos de água no rejuvenescimento da pele e no cuidado da acne.

A água relaxa, energiza e massaja. Está comprovado que os cuidados estéticos feitos com a ajuda da água têm efeito garantido e rápido. Com a água pode dissolver-se nódulos de gordura, ativar a circulação, oxigenar as células, desintoxicar os tecidos e rejuvenescer.

A água é também considerada o melhor meio de transporte e aplicação de qualquer tipo de aditivos, os que são adicionados de forma artificial, como os que são utilizados nos cosméticos atuais, ou os que estão presentes naturalmente como sais minerais e oligoelementos. Para além de todos os cuidados estéticos existentes à base de água, existem equipamentos que utilizam a água para rejuvenescer e cuidar da pele do rosto.

A técnica utilizada por estes equipamentos tem a grande vantagem de obter uma modificação da derme sem ferida dérmica ou epidérmica, podendo ser comparada com a mesoterapia, em que as agulhas são substituídas pelos microjactos de água, cujo papel é transportar transepidermicamente substâncias ativas.

É um bom cuidado e uma técnica de referência para spas e centros de talassoterapia que acolhem geralmente clientes exigentes, com pouco tempo disponível para muitas sessões de cuidados estéticos.

Jatos de água rejuvenescedores

Já sabemos que a água é essencial à vida e à beleza, por isso ela é a base de alguns equipamentos que fazem peelings de última geração.

Regenerar e remodelar o rosto recorrendo a uma técnica não invasiva é o objetivo da aquadermoabrasão, aquarejuvenescimento, ou peeling de água, que são várias denominações da técnica aplicada por este tipo de equipamentos, já que utilizam jatos de água para rejuvenescer a pele do rosto.

No método que vamos abordar, o equipamento utiliza duas funções: a primeira permite realizar uma microdermoabrasão por projeção e aspiração controlada de pó de caroços de fruto. A segunda consiste em projetar sobre a pele, já preparada pela microdermoabrasão, dois microjactos de água estéril sob elevada pressão e depressão controladas entre 15 a 20 bares.

A água estéril projetada contém uma preparação cosmética que é introduzida para desempenhar um papel transportador transepidérmico de moléculas ativas, com o objetivo de obter modificações a nível da epiderme e da derme sem ferir nenhuma das duas.

De recordar que os microjactos de água penetram melhor na pele se anteriormente tiver sido aplicada a microdermoabrasão, que torna a pele mais permeável.

Saiba mais na próxima página

Indicações

Este tipo de tecnologia visa o cuidado das principais manifestações do envelhecimento intrínseco cutâneo e da heliodermia (palavra que traduz o envelhecimento devido ao sol: manchas castanhas redondas, vermelhidões, pele com textura enrrugada), graças, notoriamente, à ação física da microdermoabrasão e à atividade dos diferentes ingredientes veiculados pela água sobre as células alvo da epiderme e da derme.

A projeção dos microjactos de água estéril sob elevada pressão controlada, seguida da sua aspiração por um vácuo, realiza uma excelente limpeza de pele. Por exemplo em casos de acne comedogénica, a eliminação da camada córnea pela microdermoabrasão e excesso de sebo contido nos folículos pilosebáceos graças ao vácuo, participam na prevenção das fases suscetíveis de evoluir para acne inflamatória. É por isso que este tipo de equipamentos possui o estatuto de dispositivo médico. No futuro, será possível o tratamento de outras dermatoses localizadas.

Tripla sinergia

Estes equipamentos têm três meios de ação, que agem em sinergia: farmacológica, fisiológica e mecânica.

Farmacológica
As moléculas ativas veiculadas sob pressão pelos microjactos de água agem sobre as células alvo da epiderme, como os melanócitos, e células da derme superficial, como os fibroblastos.

Fisiológica
A microdermoabrasão provoca efeitos benéficos conhecidos sobre a estimulação da renovação epidérmica e sobre a produção de colagénio. Para além disso, a vasodilatação temporária aumenta a oxigenação celular. Por último, a água que contém os ingredientes introduzidos de antemão participa na hidratação profunda da pele.

Mecânica
A pressão dos microjactos de água sobre a pele provoca uma verdadeira massagem e drenagem, que favorece as trocas intercelulares. Para além disso, a microdermoabrasão e a ação dos microjactos de água realizam uma perfeita limpeza da pele.

Estudos comprovam resultados

Foram realizados vários estudos que demonstraram que a penetração transdérmica de algumas substâncias através dos jatos de água aumenta a hidratação da pele. Num estudo clínico feito com esta tecnologia, em 30 pessoas e 5 sessões por cada uma, foram observados:
• Uma modificação da derme com ativação dos fibroblastos.
• Um aumento da síntese de colagénio.
• Um aumento de hidratação da derme nas pessoas que aceitaram uma biopsia cutânea.
• Uma normalização do extrato córneo.
• Uma excelente limpeza de pele com supressão de comedões, participante no papel preventivo de acne inflamatória.

Em conclusão, o estudo afirma que esta técnica permite obter modificações da derme sem ferida dérmica.

Saiba mais na próxima página

Contraindicações
• Pele com dermatoses provadas, como acne inflamatória, rosácea severa, herpes, etc.
• Pele que sofreu tratamento cirúrgico, como um lifting com menos de 3 meses ou um cuidado estético químico com menos de 3 semanas.

As sessões

Uma sessão com estes equipamentos desenvolve-se em duas etapas:

1. Preparação da pele do rosto, pescoço, decote ou mãos, de forma a suprimir o máximo da camada córnea, para tornar a pele o mais permeável possível: primeiro é feita uma microdermoabrasão por projeção/aspiração controlada de pó abrasivo neutro (caroços de azeitona), insistindo em certas zonas como as rídulas, manchas pigmentares, cicatrizes e eventuais hiperqueratoses. Esta fase dura cerca de dez minutos.

2. Na segunda fase projeta-se sobre todas as superfícies cutâneas previamente preparadas os microjactos de água estéril a elevada pressão/depressão controlada. É utilizado um litro de água estéril por cliente, na qual se incorpora (por diluição) uma ou várias preparações cosméticas apresentadas sob forma liofilizada.

3. No fim da sessão a pele fica fragilizada devido à perda do filme hidrolipídico e da camada córnea. Como tal, é importante aplicar um creme protetor e dermo corretivo para evitar qualquer perda de água que conduziria a um estado de secura cutânea. Este creme deve ser o mais neutro possível para ser perfeitamente tolerado.

Deve-se ainda evitar a exposição solar voluntária, durante pelo menos 3 semanas, e usar um protetor solar de elevada proteção durante 2 a 3 semanas. Uma sessão dura cerca de 20 minutos em função das zonas (rosto, pescoço, decote e mãos).

É recomendado um programa de 5 sessões com 10 a 15 dias de intervalo. Para manutenção, é ideal uma sessão todos os meses ou todos os trimestres, ou mesmo todos os semestres, em função de diferentes fatores como a idade, o estado inicial da pele e os resultados adquiridos aquando da primeira sessão.

Resultados

Desde a primeira sessão
• O grão de pele é uniformizado e suave ao toque.
• O tom de pele é reavivado.
• Os comedões são eliminados e os poros fechados.
• A pele fica hidratada, flexível e suave.
• A pele limpa e sã respira e reencontra a sua luminosidade.

Após algumas sessões
• Geralmente entre 4 a 5 sessões espaçadas de 10 a 15 dias de intervalo.
• As rugas superficiais e as rídulas são esbatidas.
• As manchas de pigmentação são apagadas.
• As cicatrizes de acne são atenuadas.
• A pele do rosto e do pescoço fica mais firme e mais elástica.

Saiba mais na próxima página

As preparações cosméticas

As preparações cosméticas liofilizadas são constituídas por misturas de extratos vegetais muito conhecidos pela sua eficácia e inocuidade, bem como por vitaminas e certos constituintes clássicos, como o ácido hialurónico e a vitamina C.

Produtos liofilizados
Também conhecida por “freeze-drying”, esta é uma técnica sofisticada para desidratar produtos naturais. O processo dos produtos liofilizados começa logo que se colhe a matéria-prima. Após ser preparada, é congelada, passando depois à liofilização, feita em câmaras de vácuo.

Durante este processo, a matéria- prima passa por um leve aquecimento, que faz com que a água existente nos produtos em forma de gelo seja convertida em vapor e eliminada das células. A forma, a cor, o tamanho e a consistência ficam conservadas.

A estrutura porosa das células resultantes no produto final permite reabsorver rapidamente a água. O processo de liofilização conserva ao máximo o sabor, as vitaminas, os minerais e os aromas que os produtos contêm. Esta técnica proporciona um produto completamente natural, livre de aditivos e de conservantes.

As vantagens de utilizar ingredientes liofilizados são: a longa vida útil do produto, o armazenamento à temperatura ambiente, a facilidade de manejamento durante a produção, a hidratação instantânea e a sua excelente microbiologia.

Curiosidades sobre a água

A água surgiu no decurso de reações químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação. A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros fatores, das reações químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto ‑ a água.

Neste elemento, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. O s primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos oceanos primitivos. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.

Vital para a nossa saúde, beleza e principalmente sobrevivência, a água é a substância mais abundante no corpo humano. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, o corpo humano sem a água só continuaria a funcionar por poucos dias.

Ela desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes e para uma série de processos químicos. Por último, a água fornece também a base para o sangue e para todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e articulações.

Foto: Biotherm
Agradecimentos: Medicamat, Aqua rejuve®

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.