Alterações ou manifestações do nosso corpo, ao nível da qualidade da pele e do peso, podem ser sinais de alarme de como organismo se encontra. «É necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo no exterior seja belo. A medicina chinesa trata o indivíduo como um todo. Não existe beleza sem saúde ou saúde sem beleza, as duas caminham sempre juntas», explica Anabela Staiss, acupuntora e diretora do Departamento de Emagrecimento das Clínicas Pedro Choy.

Combinada com a fitoterapia, que envolve o uso de cremes e a toma de gotas ou cápsulas fitoterápicas, este ramo da medicina chinesa ajuda a alcançar resultados a nível estético, sendo uma solução para o tratamento do excesso de peso e do envelhecimento cutâneo. A acupuntura baseia-se na existência de canais e pontos energéticos que ligam todas as regiões do organismo aos órgãos internos.

Estes canais meridianos conduzem a energia vital (chi), de modo a promover a manutenção da vida pelo equilíbrio através da interação dinâmica entre duas energias complementares, o yin e o yang. «A obesidade surge devido a um estado de desequilíbrio entre o yin e o yang que provoca a desarmonia do fluxo energético nos cinco elementos e nos zang fu (órgãos energéticos). A acupuntura visa promover o equilíbrio da energia existente no organismo, conduzindo, neste caso, ao emagrecimento», revela a acupuntora.

Os efeitos ao nível da celulite

Uma solução eficaz para ajudar a reduzir a celulite é a utilização da eletroacupunctura, que promove a eletrolipólise, a divisão das células de gordura através da passagem da corrente elétrica. «É como se a corrente derretesse a gordura dentro das células. Deste modo, os fluxos sanguíneo e linfático deixam de estar comprometidos e as células abrandam o desenvolvimento fibrótico (formação dos grânulos), diminuindo o aspeto casca de laranja», especifica Anabela Staiss.

Aplicada ao emagrecimento, a acupuntura estimula o metabolismo, minimizando outros efeitos da celulite, tais como edemas ou circulação sanguínea inadequada. Para além disso, promove a firmeza dos tecidos, reduz o volume e melhora a tonicidade e elasticidade da pele. O tratamento de emagrecimento e combate à celulite baseia-se em três pilares fundamentais:

- Acupuntura milenar

Quando o objetivo é emagrecer, e acupuntura adelgaçante, usada quando se pretende atuar especificamente contra a celulite, gordura localizada e volume.

- Plano alimentar

Estabelecido depois do diagnóstico energético, inclui, para além de sugestão de dieta, os alimentos que deve privilegiar, consumir com moderação ou evitar.

- Fitoterapia

Parte fundamental da medicina chinesa, consiste na utilização de compostos de ervas chinesas que complementam o tratamento de acupuntura. Modera a fome e regula o sistema digestivo e trânsito intestinal, estimulando o metabolismo.

Veja na página seguinte: Acupuntura e rejuvenescimento

Acupuntura e rejuvenescimento

Ao longo do corpo e nos diversos meridianos, há vários pontos que podem influenciar a qualidade da pele, como é o caso do chamado ponto da derme, localizado na orelha, onde só no pavilhão auricular existem 365 pontos de acupuntura. A medicina chinesa tem um forte papel preventivo do envelhecimento cutâneo, combinando, para isso, acupuntura e fitoterapia (utilização de cremes de plantas medicinais chinesas e soluções em gotas que ajudam a combater o envelhecimento).

Tal como explica Anabela Staiss, através da acupuntura facial, é possível promover duas ações:

1. Ação localizada

As rugas podem ser combatidas com a aplicação de agulhas eletroestimuladas in loco. A inserção da agulha promove a circulação sanguínea, nutrição e oxigenação celular e o aumento da energia vital (chi), que tonifica a musculatura, revitalizando a pele e suavizando as rugas. O estímulo da agulha promove a produção de colagénio e elastina no tecido, fechando os sulcos que ali existem, combatendo o envelhecimento e os problemas associados, como a falta de luminosidade ou o aparecimento de manchas.

2. Estímulo do equilíbrio interno dos órgãos

Cada meridiano remete para um nível energético relacionado com um determinado órgão e suas funções. Deste modo, é possível agir nesses meridianos para melhorar funções que vão, por sua vez, atuar no estado da pele.

O que acontece durante uma sessão

A introdução da agulha é indolor e a aplicação da estimulação elétrica, imprescindível para dissolver os adipócitos e devolver firmeza à pele, é controlada pelo paciente que sente um ligeiro formigueiro. O acupuntor ajuda o paciente a colocar-se numa posição confortável (normalmente deitado) e aplica as agulhas calmamente, num ambiente tranquilo, com música de fundo e luz baixa para fomentar o relaxamento.

Depois de colocadas as agulhas, o paciente é deixado sozinho, tendo acesso a uma campainha para que possa comunicar com os colaboradores da clínica. No final do tempo estipulado são-lhe retiradas as agulhas e está pronto a retomar a sua vida normal. As sessões podem durar de 20 a 40 minutos e é aconselhável fazer entre seis a oito sessões no total, uma vez por semana.

Casos contraindicados

Quase todas as pessoas podem fazer tratamentos de acupuntura e fitoterapia, excetuando os portadores de pacemaker ou grávidas, que só podem recorrer à acupuntura sem ser eletroestimulada.

Veja na página seguinte: O relato de uma mulher que já experimentou

O relato de uma mulher que já experimentou

Ione Ferreira pesava 95 quilos e ia a caminho dos 80 anos quando duas amigas a aconselharam a recorrer à acupuntura para emagrecer. Recorda-se que quando foi medida e pesada na primeira consulta ficou em choque. «Tinha um peso desmedido, não conseguia andar, perdia o equilíbrio facilmente e não tinha vontade nenhuma de sair de casa», recorda. O tratamento, composto por sessões de acupuntura e um plano alimentar, surpreendeu-a ao fim das primeiras sessões, com a perda de vários quilos.

Entre outubro de 2010, altura em que conheceu a acupuntora Anabela Staiss e iniciou o tratamento, que concluiu cerca de um ano depois, apesar da suspeita inicial, emagreceu 25 quilos. «Estou felicíssima, ganhei uma sensação de bem-estar enorme», afirmava na altura. Depois, na fase de manutenção, continuou a ser acompanhada e aconselha vivamente a acupuntura a quem deseja perder peso de forma saudável.

Texto: Madalena Alçada Baptista com Anabela Staiss (acupuntora)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.