1 – Não use sapatos de tamanho acima nem abaixo do seu número. Vai ser doloroso andar todo o dia com uns sapatos assim.

2 – A transpiração pode fazer com que a bolha se crie, por isso, é importante deixar os pés apanharem ar. Se tiverem molhados, deixe-os secar completamente antes de voltar a calçar os sapatos.

3 – Se o sapato está a magoá-la ou até já lhe fez uma bolha, então deixe de os usar.

4 – Não tem outra hipótese senão usar esses sapatos para continuar a andar? Então cubra a bolha ou a zona magoada com um penso de tratamento para diminuir o atrito e evitar que a situação pior.

5 – Se a bolha rebentar e ficar com a pele solta, não a arranque! Essa pele vai criar uma proteção natural para a carne viva que está por baixo.

6  – Se a bolha não faz com que o ato de andar seja doloroso, então espere que ela se cure sozinha.

7 – Para fazer o tratamento de uma bolha tem de por água quente sobre a zona afetada.   Depois, esterilize a agulha em água a ferver e com muito cuidado,  fure a bolha na lateral e retire o líquido com uma gaze esterilizada.

8 – Mantenha sempre a parte da ferida limpa, pode utilizar água oxigenada para retirar qualquer impureza.

9 – Faça a assepsia da área afetada. Isto quer dizer que tem de tratar a bolha com um antissético, como por exemplo o betadine, para não deixar a ferida vulnerável a infeções.

10 – É muito importante deixar a bolha apanhar ar. Evite os pensos para poder secar ao natural.

Siga as nossas dicas, mas caso a bolha fique com mau aspeto ou com um cheiro desagradável é porque está infetada. Nesse caso, tem de procurar um médico para tratar a infeção.