Grandes expectativas podem levar a grandes falhanços e desilusões quando não são correspondidas. Mas a verdade é que nem sempre é assim. Um estudo canadiano revela que as pessoas românticas são bastante felizes nas suas relações.
As autoras canadianas analisaram as crenças e expectativas de 270 indivíduos comprometidos e de que que forma é que isto influenciava as suas relações. E concluíram que as pessoas que mais facilmente acreditavam no destino, em almas gémeas ou no amor à primeira vista afirmaram sentir-se mais satisfeitas nas suas relações.
O estudo, intitulado “Passion, connection, and destiny: How romantic expectations help predict satisfaction and commitment in young adults’ dating relationships”, revela que, ao contrário do que se pensa, este tipo de crenças não leva a que determinada pessoa crie expectativas irrealistas e falsas sobre a sua própria relação. Muito pelo contrário.
“As pessoas com mais crenças românticas criam mais expectativas, mas também tem mais probabilidades de verem essas expectativas espelhadas no seu parceiro”, explica Sarah Vannier, uma das autoras do estudo. “É complicado saber se isto se verifica devido ao facto de ainda terem um visão ‘cor-de-rosa’ do seu parceiro ou se isto se deve ao facto de realmente encontrado alguém que alcance as suas expectativas.”
Outro dado curioso é que independentemente da idade, tanto as mulheres como os homens acreditam em algumas destas crenças românticas que só vemos nos filmes.
Apesar das autoras não terem analisado pessoas solteiras, deixam um aviso. “Se as mulheres estão à espera de encontrar um Príncipe Encantado, vão ficar desapontadas quando conhecerem um homem que não viva num castelo, mesmo que ele seja incrível em tudo o resto”, remata.
Comentários