Escolher a melhor praia para passar um excelente dia ou umas excelentes férias em família nem sempre é tarefa fácil. Claro que depende sempre da idade das crianças e das suas preferências mas regra geral quando pensamos em praia em família pensamos num espaço agradável, limpo, sem grandes correntes ou ondulações, de fácil acesso e de preferência com algumas facilidades como uns cafés com esplanada, aluguer de tendas e chuveiros.

Veja então as praias que elegemos no Norte, Centro e Sul de Portugal.

Norte

Praia de Afife: bem perto de Viana do Castelo situa-se a Praia de Afife. Esta é uma das praias mais limpas de Portugal e por isso mesmo é desde sempre galardoada com bandeira azul. No seu extenso areal poderá contar com postos de primeiros socorros, duches, instalações sanitárias, restaurantes, bares, vigilância e alguns desportos náuticos como surf e bodyboard. Pela sua beleza e limpeza é ideal para ir em família, verifique no entanto as marés e correntes pois o mar pode tornar-se um pouco revolto.

Praia de Moledo: também no distrito de Viana de Castelo pode optar pela Praia de Moledo, conhecida pela sua extensa área de areias finas. Outra particularidade acerca desta praia reside no pinhal que a envolve que foi mandado plantar por D. Dinis. É também uma praia vigiada onde irá encontrar desportos náuticos, aluguer de toldos e espreguiçadeiras, duches, bares e restaurantes. A Praia de Moledo é muito procurada por ser muito rica em iodo.

Praia do Homem do Leme: se pretende umas férias em família com um tom mais local a Praia do Homem do Leme é o ideal dado que pelas suas dimensões mais reduzidas é muito frequentada por famílias locais. No entanto pode contar com algumas infra-estruturas de apoio.

Praia da Baia: se tem filhos adolescentes a Praia da Baia é uma boa opção para toda a família ficar feliz. Esta praia é muito frequentada por jovens e por isso os seus filhos irão fazer amigos num instante. Contudo dado o seu extenso areal pode sempre afastar-se das redes de voleibol ou dos agrupamentos mais jovens. Aqui poderá encontrar aluguer de toldos e espreguiçadeiras, bares e restaurantes, duches, instalações sanitárias, vigilância, parque de campismo e bastantes desportos.

Centro

Praia das Maçãs: a Praia das Maçãs deve o seu nome a um pomar situado nas margens de um rio que lá desagua e que consigo arrastava fruta que caia. É uma praia bastante conhecida pela população sintrense e ideal para passar uns dias em família pelas instalações que a rodeiam. Alem dos típicos restaurantes de praia pode ainda usufruir de uma piscina de água salgada e de um parque infantil. Será garantidamente um dia em cheio para os mais novos.

Lagoa de Albufeira: se quer águas mais paradas para, por exemplo, ensinar o seu filho a nadar mas sem trocar o cheiro a maresia pelo cheiro a cloro então a Lagoa de Albufeira é o local indicado, afinal não é por acaso que é extremamente frequentada por famílias. Se preferir mar mais agitado pode ser ir em direcção à praia e à rebentação. Aqui poderá encontrar inúmeras infra-estruturas que irão com certeza melhorar o dia de todos, nem que seja apenas para um gelado ao final do dia.

Praia da Cova da Gala: apesar de situada no concelho de Figueira da Foz a Praia da Cova da Gala é bastante procurada pelas suas águas substancialmente mais calmas que as da Praia de Figueira da Foz. O facto de estar subdividida em pequenas praias, graças à existência de pontões, ajuda a que se torne mais abrigada do vento. Aqui irá encontrar diferentes infra-estruturas como bares e restaurantes, duches, instalações sanitárias, pesca desportiva, aluguer de toldos entre tantas outras.

Praia da Figueirinha: localizada perto de Setúbal esta praia reúne todas as condições para uns excelentes dias em família. A Praia da Figueirinha é banhada por um mar calmo, tem um extenso areal, uma enorme beleza e é ainda um bom local para observar espécies marinhas. Contudo isto não é segredo para muita gente e como tal é uma das praias mais procuradas da região. Aqui poderá encontrar aluguer de toldos, restaurantes, jogos e estacionamento.

Sul

Praia do Carvoeiro: que o Algarve é conhecido pelas suas excelentes praias já não é segredo para nenhum turista muito menos para os portugueses. Contudo a praia do Carvoeiro por fazer uma pequena baia de água límpida abrigada por duas gigantescas rochas faz desta praia o destino perfeito para ir em família. A sua qualidade já lhe valeu a prestigiada bandeira azul e nas imediações poderá encontrar inúmeros espaços onde relaxar ou passear. Tem diversos espaços de restauração e hotelaria bem perto do areal ou pode ainda optar por ir ate ao centro da vila.

Praia Verde: a Praia Verde caracteriza-se pelo contraste do seu enorme areal e dos pinhais que a rodeiam. Esta extensa praia de águas quentes é um excelente local para umas férias em família onde pode contar com vigilância por parte da delegação marítima e por nadadores salvadores. A volta poderá encontrar restaurantes e hotéis. O único senão será provavelmente os preços um pouco altos.

Praia da Luz: a Praia da Luz dispõe de todas as condições que poderia pedir para umas férias em família. A qualidade da agua e do areal esta atestada na bandeira azul que possui e aqui poderá encontrar um posto medico que esta aberto entre as 10 e as 20. Alem dos habituais restaurantes e hotéis pode também usufruir de duches e instalações sanitárias.

Praia do Alvor: a praia do Alvor tem como pormenor fazer a divisão entre a Ria do Alvor e o oceano, assim, para além do extenso areal pode também encontrar uma laguna interior com uma extensa área de canais de águas calmas. Esta praia de bandeira azul permite-lhe também o aluguer de gaivotas ou pranchas e pode aqui encontrar ainda cadeiras especiais que ajudam pessoas com deficiência a ir até ao mar.

Veja agora a galeria das melhores praias para ir em família que preparámos para si: Praias em família de norte a sul

Se gostou deste artigo veja outras sugestões que temos para si:

 

Piscinas e Parques Aquáticos:

                Sugestões para Diversão de Norte a Sul do País

Locais para ir em Família:

                Ideias para aproveitar o bom tempo da melhor forma

Ocupar as crianças nas férias:

                 Soluções de Norte a Sul do país

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.