Estar com a família é o melhor que uma criança pode ter: estabelecer relações seguras, de qualidade, partilhar momentos, criar memórias e crescer tendo o seu papel no seio familiar bem definido.

Frequentar a creche é outra oportunidade de fazer tudo o que anteriormente foi mencionado, mas no meio de uma família diferente daquela que tem em casa.

Poder usufruir desses dois mundos, é uma grande riqueza, quer para a criança, quer para os pais. Mas, depois de um período mais alargado de convivência em família, é perfeitamente natural e saudável que se instale em todos uma certa nostalgia e se criem “barreiras invisíveis”, que podem ser um obstáculo a um regresso tranquilo à rotina da creche.

Vamos então tentar ajudar pais e filhos a regressar, sim, porque para os adultos também é difícil voltar à rotina profissional e separarem-se dos filhos o dia inteiro, certo? Aqui ficam algumas dicas, mas atenção que não são receitas milagrosas…

Ajustar horários

É benéfico para toda a família, se, no dia do regresso à creche, a criança tiver dormido o tempo necessário para que acorde bem-disposta e revigorada. Gradualmente, os pais podem (se for possível) começar a deitar a criança mais cedo e ir “largando” aos poucos o horário de férias. Aplica-se, também, às rotinas de refeições e sestas.

Preparar a mochila antecipadamente

Sabemos que ao voltar à creche é necessário preparar o material que é pedido pela Instituição. Preparar uma mochila à pressa é meio caminho para uma manhã agitada pelos piores motivos. A criança vai precisar de atenção e disponibilidade por parte de quem a vai levar à creche e a última coisa com que se deve preocupar é com a mochila e com o que pode ainda faltar lá dentro. Assim, é uma boa dica ter a mochila pronta no dia anterior.

Sair de casa 10 minutos mais cedo

A contar com algum imprevisto (nomeadamente uma situação de impasse ao entregar a criança), se conseguirem, saiam de casa um pouco antes do que o necessário. Assim, terão tempo para dar os recados necessários a quem vai receber o vosso filho. Essa pessoa pode estar a receber mais crianças e também vai precisar de tempo para organizar a informação que cada família tem para transmitir.

Lembrem-se que os adultos da creche têm mais crianças a seu cargo, e dar e receber recados é uma grande responsabilidade, por isso, nada de pressas.

Despedidas de qualidade

Não vamos confundir uma despedida de qualidade com adiar o inevitável. Quando saem de casa com o vosso filho, é dado adquirido que ele terá de ficar na creche para que possam ir trabalhar. Então, a despedida, sendo inevitável, é também apenas temporária, pelo que se deve relativizar a importância que se dá ao momento.

Se a criança for um pouco mais crescida é importante que dialoguem antes do regresso à creche para que a criança já saiba o que vai acontecer. Se for mais pequenina, falem na mesma com ela sobre o que vai acontecer, adequando o discurso à idade. Isto partindo de um princípio que a despedida será um processo difícil de gerir, mas a verdade é que nem sempre é assim, regressar à rotina também é uma “coisa boa”.

Se, de fato, a birra acontecer, lidem com ela com segurança e tranquilidade. Aceitem a ajuda que o adulto da creche vos vai oferecer para tentar minimizar o momento de maior stresse e respirem fundo.

O tempo para os filhos

Quando terminam as férias, parece que o tempo escorre pelo meio dos dedos de tal forma que as rotinas começam de novo a ser mais apressadas. Na verdade, já sabemos que é mais importante o que fazemos com o tempo do que propriamente a quantidade de tempo que temos “livre”. Por pouco que seja, conversem, joguem, leiam, dancem, riam, perguntem, respondam… tudo com o vosso filho como parceiro destas interações. Todas são importantes. Porque são em família.

Tal como foi dito logo no início, não existem receitas milagrosas, sendo certo que a equipa da creche vai dar aos vossos filhos o melhor contexto possível para que quando os forem buscar eles estejam certos da vossa chegada, mas sempre maravilhados por vos abraçar de novo.

Acima de tudo confiem no amor que vos une como família e confiem também na qualidade da creche dos vossos filhos. A relação de confiança que estabelecerem é receita infalível para apaziguar qualquer coração apertado de saudade, de parte a parte.

Texto: Equipa da Creche Geração

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.