Pois bem. Se teve professores que o colocaram a estudar na aula fazendo-o pôr em prática várias formas de o fazer, o estudante foi­ aprendendo que estudar pode ser muita coisa, consoante a disciplina. Vai descobrindo que estudar Matemática é bem diferente de estudar História ou Ciências. Como se estuda para Português é uma pergunta que os estudantes me fazem e com razão, não sabem o que devem fazer. E talvez por isso é vulgar vê-los centrados no estudo da gramática. Ora os testes de Português e de outras línguas têm em geral uma parte de interpretação de texto(s), uma parte de gramática e uma parte de escrita. Então o que devem estudar e como ? Uma coisa é certa, para aprender línguas é preciso desenvolver a escrita.

Só se aprende a fazer fazendo.

Há estudantes que vão descobrindo por si como devem fazer, outros não e por isso têm de ser ajudados. Nem todos estudamos da mesma maneira e por isso é preciso ajudá-los a descobrir de que forma aprendem melhor. O que funciona para um estudante pode não funcionar para outro. Por isso vemos que há estudantes que se fecham no quarto a ler em voz alta, que gravam o que dizem quando explicam a matéria para depois corrigir, que pedem aos pais que leiam para eles ouvirem, que vão ver um filme em Inglês retirando as imagens para se centrarem no que ouvem. O que quero dizer é que estes estudantes descobriram que aprendem melhor ouvindo. E está certo o que fazem. Mas há outros que precisam fixar-se nas imagens e nos seus pormenores – em Ciências, em História, em Geografia... e escrevem, copiam o resumo, o esquema do livro enquanto estudam porque isso os ajuda a fixar. Ao verem o tal filme em Inglês deixam as legendas e retiram o som. Também está certo. Quem gosta de desenhar vai desenhando enquanto estuda, é a sua forma privilegiada de estudar, vai legendando e sempre que pode complementa apontamentos com desenho. Desenha de forma criativa o esquema que vê na página do livro. E acreditem que é muito interessante a forma como o fazem. Claro está que vemos estudantes que avançam rapidamente neste processo de descoberta, fazendo ora de um modo ora de outro, consoante as disciplinas e outros cujo ritmo é diferente mas sólido.

O que podem os pais fazer?

Começar desde o 1º ciclo a tomar atenção à forma como o filho estuda e conversar com ele para que vá tomando consciência de si. Se para ele estudar ainda é apenas ler, terá de o orientar a estudar de diferentes formas para que descubra aquela que assenta no seu perfil de aluno mas também de pessoa. Porque antes de sermos alunos somos pessoas, idênticas e diferentes, e o desafio ( para todos nós) é lidar com estas duas ideias ao mesmo tempo. Desse modo, os pais não se ficam apenas pelo estudante, mas pelo seu filho enquanto pessoa inteira.

Maria de Lurdes Monteiro

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