Acreditamos que é possível ter um quotidiano ecológico sem que isso se revele uma pressão nos pais. Neste artigo damos-lhe algumas dicas de como pode adotar hábitos e práticas mais sustentáveis, mesmo com um bebé em casa, de forma prática e descomplicada!

1. Usar tecidos biológicos é sinónimo de cuidar da natureza 

Na altura de escolher a roupa para a família, escolha tecidos biológicos. As matérias como o algodão biológico são produzidas respeitando a natureza e os habitats naturais. A principal e grande diferença de um tecido de algodão biológico para um dito convencional está no fabrico natural sem o uso de substâncias nocivas como pesticidas, fungicidas ou fertilizantes artificiais.

Dicas para um quotidiano em família mais ecológico (mesmo com um bebé)

As culturas onde é produzido o algodão convencional são das que mais usam inseticidas em todo o mundo, sendo que a Organização Mundial de Saúde já determinou que três dos inseticidas mais perigosos para a saúde humana são precisamente parte dos dez mais usados na produção do algodão.

Assim, o uso de algodão biológico não só traz benefícios para o ambiente, como também para a pele sensível dos bebés. Ao usar tecidos naturais existe um menor risco de alergias, permitindo a pele do bebé respirar melhor.

2. Usar fraldas reutilizáveis

Muito diferentes das fraldas de pano utilizadas no tempo dos nossos pais ou avós, hoje as fraldas reutilizáveis são práticas, fáceis de usar e com padrões super divertidos! Usar fraldas reutilizáveis não só permite muita poupança a nível financeiro, como evita a produção de dejetos e resíduos que demoram séculos a degradarem-se.

Dicas para um quotidiano em família mais ecológico (mesmo com um bebé)

Começando pela poupança: um estudo da Quercus aponta para uma poupança de 500€ por bebé, valor esse que será ainda maior num segundo filho. Isto porque cada fralda ecológica reutilizável, se for bem cuidada e tratada, pode ser utilizada por 2 bebés, durante 2,5 anos cada!

O lado ecológico é também um dos mais importantes na adoção das fraldas reutilizáveis. Quando se sabe que a previsão para a decomposição das fraldas descartáveis é de 450 anos, a procura de alternativas mais ecológicas é primordial. Dados da Quercus estimam que a utilização de fraldas reutilizáveis levaria a uma diminuição de 40 mil toneladas de lixo por ano… só em Portugal!

Dicas para um quotidiano em família mais ecológico (mesmo com um bebé)

Mas não são só a carteira dos pais e o ambiente que ficam contentes com esta alternativa. A saúde do bebé também agradece! Nas fraldas descartáveis convencionais são muitos os componentes químicos que estão fazem parte da composição, o que leva ao aparecimento de vários problemas de saúde como alergias, dermatites ou outros tipos de doenças a longo prazo mais graves como respiratórias, hepáticas e cancerígenas. Com as fraldas reutilizáveis isso é evitado.

3. Limpar a casa de forma ecológica

Produtos de lavar a louça, detergentes da roupa, líquidos de limpeza...tudo isso são tóxicos que são respirados por si, pela sua família e, claro, pelo seu bebé.

Dicas para um quotidiano em família mais ecológico (mesmo com um bebé)

Usar produtos com certificado ecológico, privilegiando os que têm poucos químicos, permite ter um quotidiano bem mais saudável, seguro e sustentável dentro da sua casa.

  • Substitua os aerossóis e perfumes químicos por fragrâncias naturais e óleos essenciais.
  • Na altura de escolher os seus detergentes e produtos de limpeza, escolha opções biodegradáveis, hipoalergénicas e sem ingredientes cancerígenos ou amoníacos.

4. Alternativas para um quotidiano mais consciente

Entre o tempo que passa e a exaustão típica de dias agitados, nem sempre é fácil fazer escolhas mais

  • Opte por toalhitas e discos desmaquilhantes reutilizáveis: são multi-usos e diminuem o risco de alergias.
  • Substitua as escovas de dentes tradicionais por escovas de bambu biodegradáveis.
  • Opte por chupetas de borracha natural: para além de evitarem todos os ingredientes que podem provocar alergias ao bebé, as chupetas de borracha natural são livres de substâncias passíveis de causar cancro, alterações do sistema hormonoal ou desconforto e problemas de saúde ao bebé. São produzidas de forma consciente e sustentável, respeitando a natureza.
  • Use um copo menstrual em vez de tampões ou pensos higiénicos. Reutilizáveis, o copo é fabricado em silicone macio que pode ser reutilizado em cada menstruação, durando vários anos!

Conclusão

Preocupamos-nos em oferecer marcas e produtos provenientes de um comércio justo e sustentável. Acreditamos que tudo o que consumimos tem um impacto direto no planeta, na saúde e na nossa família.

Texto gentilmente cedido por Rebento.