As palavras e conceitos de ecologia e sustentabilidade, são cada vez mais importantes e significantes no nosso dia a dia. Devemos tomar ações e decisões diárias e encarar a realidade de outra forma, utilizar os recursos naturais que estão ao nosso dispor de forma a satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as gerações futuras. Além disso, devemos educar e passar essas informações e noções de eco e bio aos mais novos, para que eles possam mais tarde divulgar aos filhos deles.

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões e dicas para ser uma verdadeira família Eco:

Fazer reciclagem: Além da reciclagem diária e a mais comum, em que se separa o lixo por plástico, papel e vidro e se colocam nos respetivos contentores, deve ter em atenção e depositar no local devido os metais, pilhas, material eletrónico e óleos alimentares. Poderá também reutilizar o lixo orgânico de forma a produzir adubo, no caso de ter uma horta.

Qualquer dúvida consulte o site Sociedade Ponto Verde

Reutilização: A reutilização por vezes é confundida com a reciclagem, no entanto é bem diferente. Se tem vários filhos reutilize as roupas dos mais velhos para os mais novos, poderá ou não, fazer alterações nas roupas como aplicações, bordados ou desenhos com canetas próprias. Faça projetos divertidos com eles, com materiais reciclados como garrafas de iogurte ou de água, papel de jornal, etc. Poderá até fazer presentes divertidos, originais e muito baratos para oferecer ao resto da família, terá prendas únicos e personalizados.

Roupa ecológica: Poderá encontrar roupa ecológica, com materiais naturais como o algodão, para toda a família, desde o bebé recém nascido até ao avô. Se quiser ir ainda mais além, volte ao passado e adote as fraldas de pano, se não quiser ir tão longe, hoje em dia já existem à venda fraldas laváveis que dão para várias utilizações.

Estas fraldas reduzem a produção de 1 tonelada de resíduos, secam rapidamente, e previnem o aparecimento de alergias. Podem ser encontradas em algumas farmácias, lojas de artigos de puericultura, feiras temáticas, ou na internet. Tem a sua disposição outros artigos orgânicos como as toalhitas (algodão e bambu), fraldas de natação e sacos para fraldas (microfibras), e ainda discos de amamentação (bambu).

Marcas Ecológicas: Conseguirá encontrar peças e marcas ecológicas para toda a família, pois são cada vez mais as marcas de moda que optam pelo “verde”, adotando materiais ecológicos como o algodão orgânico, linho, plástico reciclado, desperdícios industriais, etc. Marcas como a Rip Curl com a linha “Planet”, Gant, Timberland, Zara, C&A, H&M, com a linha "Conscious Collection", Levi's com a linha “Eco” com botões de casca de coco, a Nike com as sapatilhas “Trahs to Talk”, e o designer Armani que criou uns jeans ecológicos e calças de cânhamo. Marcas como a Marks & Spencer, a LaRedoute e o Ikea também tem essa preocupação quanto aos texteis lar, que são produzidos com fibras de bambu, algodão e Lyocell.

Programas ecológicos: Leve os seus filhos a passear por jardins e parques infantis, retirando-os de casa, das consolas e dos computadores. É sempre bom apanhar ar fresco, fazer programas divertidos como andar de bicicleta ou patins, organizar piqueniques, etc. Tem também programas mais dispendiosos, como as quintas pedagógicas, Jardim Zoológico, o Badoca Park ou o Monte Selvagem, locais o seu filhos poderá aprender muito sobre a natureza e toda a família se divertirá bastante. Incentive-os a frequentar campos de férias e ATL's ecológicos, a acampar e a estar em contacto com a natureza.

Garrafas ecológicas: Ao fazer programas fora de casa, leve sempre uma garrafa ecológica com água ou sumo para os mais novos, assim não precisará de gastar dinheiro a comprar garrafas de água e está a ajudar a preservar o nosso ambiente e a natureza. As Sigg são as mais conhecidas, no entanto também existem outras disponíveis no mercado.

Carros ecológicos: Entre os elétricos e os híbridos é hoje possível ter um carro que seja menos poluente, que reduz a poluição do ambiente e combate os preços dos combusteis derivados do petróleo. Tem muitas opções á escolha para a sua família como o Ford Fusion Hybrid, Toyota Prius Plug-In , Porsche 911 GT2, Mitsubishi i-MiEV.

Carregadores solares: Para os pais ecológicos e económicos, existem no mercado muitas soluções para poupar mais uns tostões e ajudar a preservar a Terra. É o caso dos carregadores solares, seja para o telemóvel, mp3, mp4, para as pilhas dos jogos e brinquedos dos mais novos ou para os comandos lá de casa, etc. Para tudo terá um solução mais sustentável.

Comida Biológica: Os produtos biológicos são produtos cultivados/criados de forma sustentável e livres de agrotóxicos, substâncias geneticamente modificadas, hormonas, antibióticos, etc. Se a sua casa ou apartamento o permitir, é uma boa ideia criar uma pequena horta, com ervas aromáticas, morangos, tomates, etc., se tem a sorte de ter um jardim poderá investir e ter a sua disposição legumes e hortaliças variadas.

Se vive na cidade e essa opção é complicada, tem à sua disposição vários mercados, feiras e lojas que vendem produtos biológicos, deixamos-lhe uma pequena lista com sugestões de norte a sul do país:

  • Biorigem: Loja no Porto
  • Cantinho das Aromátics: Loja em Vila Nova de Gaia
  • Biobrassica: Loja em Braga
  • Mercado Agrobio de Aveiro: Sábados das 9h às 14h, no Rossio de Aveiro
  • A Quintinha: Lojas em Lisboa e Vila Nova de Gaia
  • Cestinhas da Horta e Pomar: Loja em Vila Nova de Gaia
  • Lojas Brio : Em Lisboa (Campo de Ourique, Carnaxide e Alcântara)
  • Mercado Bio da Amadora: 4ªs Feiras das 16h às 20h, no jardim Delfim Guimarães
  • Mercado Agrobio de Cascais: Sábados das 10h às 18h, no Parque Marechal Carmona
  • Mercado Biológico de Lisboa: Sábados até as 14h, no Jardim do Príncipe Real.
  • Mercearia Bio: Loja em Portimão

Qualquer que seja a sua escolha, leve sempre um saco de pano consigo para trazer as suas compras. Mesmo que vá ao supermercado, leve sacos consigo e reutilize-os o maior número de vezes. Acima de tudo divirta-se e ensine aos seus filhos como ser amigo do ambiente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.