Como se movimenta a criança?
Faz progressos na marcha: primeiro anda com os braços levantados e aos poucos vai dominando melhor este movimento.
Atenção à segurança
A criança vai conseguir chegar a objetos que antes estavam fora do alcance. Retire do seu alcance os objetos pequeninos que possam ser engolidos e outros objetos perigosos, como objetos quebráveis ou cortantes, produtos de limpeza, remédios, velas, etc.
Tome precauções de segurança, como colocar fechos nas janelas, gavetas e armários. Tenha em atenção que nesta altura as quedas são muitas e as esquinas vivas, os desníveis no chão e os tapetes são ainda mais perigosos.
Sugestões de brincadeiras ativas
Os brinquedos com rodas para puxar e empurrar, bolas e baús ou caixas para colocar e tirar brinquedos provavelmente continuam e continuarão a fazer muito sucesso. Mas é possível que nesta fase a criança esteja muito ocupada com desafios mais interessantes: andar e explorar todo o ambiente.
Os veículos com rodas e sem pedais para a criança passear com o impulso dos pés podem ser muito apreciados por crianças a partir dos 12 meses. Mas esteja sempre muito próximo da criança pois o risco de queda, principalmente para trás, é grande. Leve a criança a um parque com piso estável, sem desníveis e, de preferência, macio, próprio para crianças. Será ainda mais divertido se neste parque houver baloiços, túneis, escorregas ou outros equipamentos seguros para bebés.
Brinque no chão com a criança e cante canções que envolvam pequenos gestos para que ela tente imitar. Ouçam música, “dancem” e toquem instrumentos, como xilofones, maracas, paus de chuva, chocalhos e tambores.
Existem aulas de natação e ginástica para crianças nesta fase. Estas aulas não são mais do que brincadeiras mais ou menos organizadas que servem para estimular o desenvolvimento da criança e o prazer por uma vida ativa. Além disso, são uma boa oportunidade de interação da criança com os pais e de convívio entre os adultos. Desde que sinta que é um prazer para os dois e não um transtorno, pode inscrever a sua criança nestas atividades.
Veja o vídeo
As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança e o desenvolvimento da sua pode ser diferente do desenvolvimento de outra com a mesma idade. Não deixe de consultar as sugestões para todas as etapas.
Para mais informações consulte www.papabem.pt
Comentários