Os dias frios já chegaram mas as crianças continuam com a energia de sempre. Para passar dias divertidos e ocupados é sempre boa opção levá-los a passear, ao parque, ou ao jardim zoológico mas perante as condições atmosféricas adversas é sempre um dasafio como podemos entreter os mais pequenos e deixá-los maravilhados. Veja as nossas sugestões.

1 - Cinema em casa

Alugue um filme que agrade aos mais novos, e crie todo o ambiente à volta. Espalhe almofadas pelo chão, apague todas as luzes ou feche as cortinas para conseguir o ambiente de cinema, aumente o volume, compre pipocas e Coca-Cola e divirta-se em família.

2 - Exposição em casa

As crianças adoram desenhar, e para tornar uma tarde divertida, fomentar a criatividade e o desenvolvimento dos mais pequenos, peça para que eles façam vários desenhos, aproveite um corredor ou um espaço da casa, e coloque os desenhos como se fosse uma exposição. Junto do desenho coloque o nome do criador e o título do desenho e peça-lhes que expliquem o porquê da sua obra. Tire muitas fotografias e vai ver como além de divertido ainda ajuda na autoestima deles.

3 - Planta para cuidar

Escolha espécies que cresçam rápido, como a cebola e o feijão, para que ele veja a evolução a cada dia. Institua uma rotina de cuidados como regar e colocar ao sol. Esta atividade desenvolve no seu filho a responsabilidade, o respeito pela natureza e desperta maior atenção.

Saiba mais na página seguinte.

4 - Acampamento em casa

Arranje um espaço em casa, na sala, ou até mesmo em cima da mesa de jantar, e coloque uma tenda, ou simule-a com lençois. Simule uma cama dentro, sacos de cama, lanternas e um lanche e dê ao seu filho uma noite divertida e diferente. Conte histórias, brinque com sombras na parede e deixe os mais pequenos ficar acordados até mais tarde.

5 - Passagem de modelos

Se tem raparigas pequenas faça uma passagem de modelos. Vista-as com peças suas e saltos altos e deixe que libertem a sua imaginação na maquilhagem. Quando estiverem prontas faça um concurso de passagem de modelos e no final atribua um prémio a cada uma, para que todas fiquem satisfeitas com a brincadeira.

6 - Decoração de natal

O natal está a chegar e como a tradição manda, a casa tem que estar decorada a rigor. Peça-lhes ajuda a montar a árvore e colocar a decoração. Como estamos em crise se quiser aproveite e faça uma nova decoração de forma manual. Peça aos mais pequenos para fazer desenhos de natal e enfeites para a árvore e casa. Fica original e sempre distrai os mais novos.

7 - Pijama Party

A festa clássica das crianças! Diga ao seu filho para convidar alguns amigos e fazer uma pijama party. Crie um ambiente animados com filmes, jogos de tabuleiro e a sala decorada com cobertores e almofadas e deixe-os divertir-se pela noite dentro. Não se esqueça de os mimar com um bom lanchinho.

8 - Baú da diversão

Qual é a criança, principalmente as meninas, que não adora vestir as roupas dos adultos? É simples e rende horas de diversão. Separe roupas e acessórios numa divisão da casa, e deixe que libertem a sua imaginação. Eles adoram vestir peças que não usam no dia-a-dia sem a ajuda dos mais velhos. Deixe que eles se divirtam e criem maior autonomia.

9 - História corrente

Este é um jogo excelente para estimular a memória e a criatividade  das crianças. Sente-se em roda com as crianças, de seguida um adulto começa a história com a frase “era uma vez”, e passa para quem está ao lado, para continuar com mais uma frase, e assim em diante até criar uma  história com principio meio e fim. Se tiver tempo escreva e no fim leia a história toda, dá resultados bem giros.

10 - Dança das cadeiras

Uma brincadeira antiga, que desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade dos pequenos. Coloque numa roda menos uma cadeira que o número total de crianças e coloque uma músicas. Estas correm ao redor das cadeiras e, quando a música termina, tentam sentar-se. Como falta sempre um lugar, o participante que não conseguir sentar-se quando a música pára terá de sair do jogo, repete-se esta situação até ficarem apenas dois jogadores e uma cadeira e no final o que ficar sentado será o vencedor.

11 - O meu autorretrato?

Com uma folha de papel grande , coloque o seu filho sobre a mesma e desenhe o contorno do seu filho. A ideia é que depois ele complete a figura. Para o ajudar deixe por perto um espelho para algumas consultas. É uma brincadeira fantástica para os mais pequenos, além de divertida ajuda a criança a perceber melhor o esquema corporal.

12 - Plasticina para os miúdos

Modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina. Eles divertem-se e estimulam a criatividade. Existem diversos moldes para os ajudar a criar formas pré definidas que podem usar.

13 - Experiências na cozinha

Apesar de a cozinha ficar caótica eles adoram, por isso só tem de tentar abstrair-se face à sujidade em que a sua cozinha irá ficar e disfrutar com eles do momento. Escolha receitas fáceis, que eles gostem e que possam também ajudar, os brigadeiros e bolinhos de coco são boas opções. Deixe que eles façam as bolinhas, e até pode arranjar as formas com formas engraçadas que eles vão adorar.

Saiba mais na página seguinte

14 - Hora da leitura

Ajude o seu filho a ganhar prazer em aprender a ler. Para o ajudar e para ser ainda mais engraçado, simule um espaço aconchegante, com muitas almofadas e edredons, para o deixar confortável e à vontade.

15 - Quarto escuro

Escolha uma divisão da casa e tire tudo o que pode magoar ou que seja prejudicial para os mais pequenos. A brincadeira consiste em apagar as luzes e cada um escolher um esconderijo para si. Há sempre alguém que fica incumbido de encontrar os esconderijos de todos. Esta brincadeira pode ajudar os mais pequenos a perder o medo do escuro e também trabalhar a sua autonomia, apesar do friozinho na brriga que têm por tudo estar escuro acabam por achar sempre super divertido.

16 - Teatro

Promova um teatro com os mais pequenos. Crie uma peça simples e distribua um papel a cada um. Vai ajudar os mais pequenos a desinibirem-se e eles vão adorar encarnar a sua personagem.

17 - Concurso de dança e Canto

Quando somos miúdos alguns dos nossos ídolos são cantores. Organize uma festa em família em que as crianças cantam e dançam com uma plateia. É um exercício divertido e que ajuda os mais pequenos na sua comunicação e auto estima.

Saiba mais na página seguinte

18 - Fazer presentes de natal

Com a crise, gastar dinheiro em presentes torna-se uma tarefa mais complicada, por isso para não entristecer os mais pequenos e fazê-los entender desde cedo que os bens materiais não são o mais relevante faça presentes com eles. Faça rebuçados gigantes, com dois rolos de papel de cozinha e coloque bombons lá dentro, e depois faça um embrulho com dois laços nos cantos. Tem mil opções de prendas giras para oferecer.

19 - Stop

Com apenas uma folha de papel e um lápis e, no mínimo, dois jogadores pode passar-se uma tarde bem animada. A brincadeira é simples: um jogador diz para si mesmo o abecedário, outro jogador manda parar e o primeiro diz em voz alta a última letra que estava no abecedário. Uma vez escolhida a letra, os jogadores preenchem os espaços de cada tema pré-estipulado (nomes, animal, objetos, marcas, países...), com nomes começados pela letra selecionada.

20 - Mímica

Basta formar dois grupos e escolher um tema - por exemplo, animais. Um elemento de um dos grupos diz o nome do animal que deve ser representado a outra pessoa do outro grupo. Este vai à frente e faz o possível para que o grupo adversário adivinhe a sua mímica.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.