Enquanto os portugueses questionam a pertinência de incluir a nota de Educação Física no curriculum do ensino secundário, as escolas primárias britânicas continuam a exportar o Day Mile (Dia da Milha) para o mundo.

A iniciativa arrancou há seis anos numa escola escocesa e já se espalhou por 3.600 estabelecimentos de ensino de 35 países (além do Reino Unido, é praticado em escolas dos EUA, Austrália, Emirados Árabes Unidos e Nepal).

O Day Mile implica que todos os dias os professores levem os alunos para o recreio e promovam um exercício físico que dure pelo menos 15 minutos. Normalmente, optam por uma mistura de caminhada e corrida, dando voltas ao recreio ou num parque que se encontre perto, e usam as suas roupas e calçados comuns. O mais importante é que cada criança encontre o seu próprio ritmo (a milha, correspondente a 1,6 quilómetros, não é obrigatória). Simultaneamente, a iniciativa estimula conversas entre alunos e com os professores, e promove a vida ao ar livre.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não se cansa de aconselhar as crianças a praticarem pelo menos 60 minutos de exercícios moderados e vigorosos todos os dias, e algum tipo de exercício de resistência todas as semanas, para fortalecer seus músculos. Apesar disso, menos de 40% das crianças segue esta recomendação.

O facto de muitos miúdos passarem horas imóveis preocupa as autoridades de saúde. Sabe-se agora que a aptidão física das crianças diminuiu consideravelmente desde a década de 1980 – a maioria não aguenta tanto tempo a correr sem parar como os pais aguentavam

Independente do exercício que cada um pratica – ou não – estar demasiado tempo sentado ou deitado faz mal à saúde, sendo que o máximo recomendado é de duas horas. Porém, mais uma vez, menos de 40% das crianças em todo o mundo passa ‘apenas’ esse tempo em frente à televisão.

Os governos europeus têm vindo a adoptar medidas que promovem o exercício físico entre os jovens, por exemplo aumentando a intensidade das aulas de educação física, mas os resultados ficam aquém do esperado. Ainda assim, e ao contrário do que seria de supor, o Daily Mile não é consensual, sobretudo por decorrer no horário de aulas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.