Intitulado “Miúdos Especiais com muita Lata”, o projeto acaba de lançar um “pack” de conservas, constituído por seis produtos diferentes, produzidos pela Fábrica de Conservas da Murtosa, que está disponível para venda no comércio local, na Unidade de Autismo do Centro Escolar de Saldida e nas restantes escolas do Agrupamento de Escolas da Murtosa, e ainda no Museu Municipal da Murtosa (COMUR).

A edição especial limitada de conservas, cujos envoltórios são reproduções de ilustrações feitas pelas crianças daquela unidade tem por fim a angariação de fundos para gratificar os voluntários que têm vindo a trabalhar várias áreas artísticas com as crianças, bem como para a aquisição de material didático especializado.

O projeto “Miúdos Especiais com Muita Lata” nasceu da necessidade de cativar os alunos da Unidade de Autismo para aprendizagens de caráter prático e funcional, para além das aprendizagens diárias que têm que realizar.

Foi feito um primeiro contacto das docentes com a Fábrica de Conservas da Murtosa, conhecida regionalmente por "Fábrica das Enguias", com o objetivo de obter latas de conservas para serem ilustradas ou pintadas, na “Oficina de Expressões”.

O pedido não só foi acolhido pela empresa, com esta fez a sugestão de realizar uma edição limitada com as ilustrações dos jovens criadores especiais.

A unidade pôs mãos à obra, com a ajuda técnica de Margarida Valente e de Joana Oliveira, que colocaram o seu saber de design artístico e multimédia ao serviço do projeto e o resultado foi o conjunto de desenhos que envolve a edição especial de conservas.

Ao saborear cada um dos produtos, atum em óleo, enguias em escabeche, polvo em caldeirada, sardinha em azeite, sardinha em escabeche picante, e lulas em caldeirada, os consumidores estão a contribuir para aumentar as oportunidades de sucesso de crianças com necessidades especiais.