O site português Sapo Kids  foi o escolhido para representar Portugal na final do concurso europeu ‘Best Children’s Online Content’, promovido pela Comissão Europeia e Centros Internet mais Segura, que tem por objectivo premiar os melhores conteúdos disponíveis na Internet para crianças, tanto a nível nacional como a nível europeu.
Nesta primeira edição, estão representados 14 países nomeadamente Bélgica, Itália, República Checa, Letónia, França, Holanda, Alemanha, Polónia, Grécia, Hungria, Eslovénia, Espanha, Islândia e Portugal.
«A nomeação do Sapo Kids para o prémio ‘Best Children's Online Content’ constitui mais um reconhecimento na qualidade e diversidade das ofertas que o Sapo coloca à disposição das crianças, entre os 6 e os 12 anos», refere o comunicado divulgado pelo SAPO.
Baseado numa estratégia de utilização da tecnologia e da Internet como meio de aprendizagem, o Sapo Kids organiza-se em torno de dois eixos fundamentais sendo eles; os Conteúdos Pedagógicos como histórias, aulas virtuais, dicionários; e as aplicações Interactivas como o Scratch, um novo meio de programação criado pelo MIT e pensado para crianças. Portugal é o primeiro país no mundo a ter uma aplicação local do Scratch, um espaço on-line criado especificamente para a comunidade infantil em português. Os participantes finalistas do concurso partilham entre si a responsabilidade de criarem conteúdos online de excelência, adequados a crianças dos 6 aos 12 anos.
Esta competição tem como principais objectivos localizar e divulgar conteúdos positivos já existentes na Internet, e incentivar a produção de conteúdos benéficos para o desenvolvimento educacional das crianças contribuindo para informar, educar, estimular a imaginação e desenvolver o espírito crítico.
O Prémio Europeu para a Produção de Conteúdos Positivos para Crianças será entregue num evento a realizar em Bruxelas durante este ano. A aposta da Portugal Telecom no Sapo Kids, reforça o papel da empresa enquanto elemento dinamizador na construção de uma verdadeira sociedade de informação, não só através da liderança de projectos de modernização do parque informático português e promoção da utilização de tecnologia, mas produzindo e incentivando a criação de conteúdos pedagógicos e de entretenimento, pensados e desenvolvidos para crianças e jovens.
27 de Abril de 2011