A descoberta é de um estudo da Universidade Rovira e Virgil (URV) em Terragona: comer amêndoas aumenta significativamente a fertilidade dos homens. Segundo a URV, as amêndoas melhoram a contagem de espermatozoides, bem como a sua vitalidade, forma e capacidade de atingir o óvulo, o que influencia a fertilidade. A explicação está no facto de serem ricas em ácidos gordos, ómega 3, antioxidantes e ácido fólico.

A pesquisa, feita durante quase quatro meses, envolveu 119 homens jovens e saudáveis com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, divididos em dois grupos. Ao primeiro foi fornecida uma dieta ocidental normal, enquanto o segundo grupo consumiu a mesma dieta, mas com mais 60 gramas por dia de amêndoas, avelãs e nozes.

A comparação entre os dois grupos revelou que os homens cuja dieta contemplava amêndoas obtiveram uma contagem de espermatozoides 16% superior à dos outros, sendo que a vitalidade dos mesmos melhorou em 4%, a capacidade de deslocamento em 6% e a morfologia (forma) em 1%.

Os homens do grupo B, com uma dieta mais gorda, também mostraram níveis mais reduzidos de fragmentação do DNA do esperma, fenómeno associado à infertilidade masculina.

Albert Salas-Huetos, investigador-chefe e docente da Universidade Rovira e Virgil, citado pelo Daily Mail, disse que “as mudanças no estilo de vida, nomeadamente a introdução de um padrão saudável de alimentação, podem ajudar à reprodução”. E aconselhou vivamente a prática de uma dieta mediterrânica.

Um outro estudo anterior, de 2017, já tinha dado conta de um acentuado declínio na fertilidade masculina em quase toda a América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia entre 1973 e 2011. A partir da análise de sémen de mais de 40 mil homens percebeu-se que, durante este período, a contagem de espermatozoides caiu em média cerca de 1,6% ao ano.

Allan Pacey, professor de Andrologia na Universidade de Sheffield, disse a este respeito ao ABC: “Muitos estudos têm mostrado que os suplementos nutritivos podem influenciar a qualidade do esperma. Dietas ricas em frutas e vegetais geralmente melhoram a qualidade do esperma em comparação com uma alimentação à base de hambúrgueres e batatas fritas”.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.