O estudo da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil analisou uma amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, no ano letivo 2016-2017, oriundas das sete unidades territoriais portuguesas (NUTS II).

No entanto, os resultados regionais são ainda mais alarmantes: as crianças dos Açores foram as que apresentaram a maior percentagem de excesso de peso com 36,6%, comparativamente às restantes regiões portuguesas, sendo desde logo seguida pela Região da Madeira com 36,4%.

No ranking regional dos alunos com excesso de peso segue-se a Região Norte com 31,4%, a Região Centro com 28,8%, a Região de Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a Região do Alentejo e do Algarve, ambas com uma prevalência de 23,4%.

De notar ainda que a região da Madeira registou a maior prevalência de crianças obesas com 18,4% e foi a única região a registar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos alunos com pré-obesidade.

Impacto do projeto "Heróis da Fruta" no Estado Nutricional dos alunos

A equipa de investigadores da APCOI, analisou os efeitos da implementação da 6ª edição do projeto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável" nas alterações de hábitos alimentares e no estado nutricional dos alunos participantes e as conclusões são animadoras: comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projeto observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7% para 11,3%, correspondendo a uma descida média de 1,4%.

Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projeto, tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%.

Metodologia do Estudo

A investigação da APCOI foi realizada junto dos alunos participantes na 6ª edição do projeto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável" no ano letivo 2016-2017. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projeto, foi reportada à APCOI pelos professores e decorreu entre os dias 16 de outubro de 2016 e 20 de janeiro de 2017.

A amostra global deste estudo é composta por 17.698 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.

Segundo Mário Silva, presidente e fundador da APCOI: "O projeto Heróis da Fruta é atualmente a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal com as maiores taxas de sucesso comprovado junto das crianças que nele participam”, sublinhando ainda que “no último ano letivo o projeto contou com a participação de 10% do universo total de estabelecimentos de ensino públicos e privados que existem em todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a 100% das escolas do país".

A adesão à 7ª edição do projeto "Heróis da Fruta" é gratuita e está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL's, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210 961 868 até ao dia 13 de outubro de 2017.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.