"O Pequeno Buda" estima que através do seu projeto a meditação já tenha chegado a mais de 10 mil crianças, através da implementação da meditação em vários colégios de Portugal.

Tudo começou em 2015 com enfoque nas escolas, mas em 2017, "a pedido de muita gente" (como referem no site), começaram a facultar informações abertas ao público em geral, fazendo formações entre Porto, Lisboa e Algarve.

"O Pequeno Buda" irá ser o responsável pela dinamização do espaço infantil do Wanderlust, o primeiro triatlo de mindful do mundo e que chega a Lisboa para a sua 2ª edição no dia 30 de setembro, nos Jardins da Fundação EDP.

Falámos com Tomás Mello Breyner, Fundador do projeto "O Pequeno Buda" e professor de Yoga, para saber mais sobre os benefícios da meditação nas crianças.

Como surgiu a ideia de criar "O pequeno buda"?

"O Pequeno Buda" nasceu numa viagem à india, em 2014, quando estava por lá a estudar yoga e passei por uma escola e vi que a primeira coisa que os miúdos faziam quando chegavam, era irem para o ginásio e fazer 10 minutos de meditação.

Aquilo teve um impacto enorme em mim e trouxe-me inspiracao para comecar a fazer a mesma coisa em Portugal. No ano seguinte “O Pequeno Buda” já estava a ganhar vida. Em 2015 um dos melhores colégios de Portugal, aceitou o desafio de ser a escola piloto e em 2016 foram criadas várias parcerias com escolas, colégios internacionais, extrenatos e com a associação João de Deus.

O que pretendem com este projeto e quais foram as suas grandes conquistas até ao momento?

A nossa missão é que as técnicas de meditação/mindfulness possam chegar às crianças, sobretudo nas escolas, em contexto sala de aula. Queremos que estas sessões façam parte do dia a dia das crianças com o objetivo de lhes proporcionar um crescimento natural e holístico.

"O Pequeno Buda" vai às escolas ensinar técnicas de meditação. Como é que as crianças reagem?

O feedback é bastante positivo. Hoje em dia são elas que pedem aos professores para fazerem os exercícios de meditação. Sinto que elas sabem que precisam de fazer isto para se acalmarem e estar mais focadas. É muito bom!

Iniciação à meditação na Associação Antigos Alunos Salesianos do Estoril
Iniciação à meditação na Associação Antigos Alunos Salesianos do Estoril créditos: "O Pequeno Buda"

Quais os grandes benefícios da meditação nas crianças? Desde que idade podem começar a praticar?

Digamos que podem começar a praticar a partir do momento em que conseguem tomar consciência da respiração. Por volta dos 3/4 anos já se pode começar a brincar com isso. Através destes exercícios bastante simples, os alunos ficam mais calmos, mais atentos e com melhores resultados. É importante salientar que estas práticas não têm qualquer vínculo com religiões ou tradições, são exercícios meramente humanos que servem para o desenvolvimento natural de todos.

Na vossa opinião, quais são os maiores fatores de stress nas crianças hoje em dia?

O excesso de açúcar, os videojogos, ipads, smartphones... Tudo isso faz com que a criança fique demasiado acelerada e que possa entrar em níveis elevados de stress.

E qual a resposta das escolas face à introdução da meditação na rotina das aulas?

É excelente. Começamos com uma escola e, hoje em dia, estamos em mais de 20 escolas espalhadas por todo o país. Já tivemos pedidos da Alemanha, Inglaterra, Espanha e até Costa Rica!

Que atividades vão oferecer aos mais pequenos no Wanderlust?

É um mix entre divertimento e tomada de consciência, desde aulas de yoga, workshops de meditação e trabalhos com materiais reciclados. E muitas mais surpresas que não queremos divulgar já! Apareçam no palco do pequeno buda.

Pote da Calma
Pote da Calma @O Pequeno Buda créditos: "O Pequeno Buda"

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.