
A medida está inscrita no Regulamento de Apoio Municipal à Educação daquele concelho, que foi apresentado e aprovado na última sessão da Assembleia Municipal de Penamacor, e que, além dos livros gratuitos, também contempla apoios ao nível da alimentação, dos prolongamentos de horários e dos transportes escolares.
"É um regulamento que visa apoiar as famílias e fazer com que todos alunos tenham as melhores possibilidades de estudar", afirmou a vereadora da Educação, Ilídia Cruchinho, durante a apresentação do documento.
A vereadora recordou que estas medidas também devem contribuir para "atrair mais gente a este concelho em que a educação gratuita para todos".
Segundo as explicações, a atribuição dos apoios será feita mediante a candidatura por parte dos alunos, de modo a aferir quais os que já são abrangidos pelos apoios do Serviço de Ação Social da Escolar: "Nessas situações, o município irá comparticipar o valor que teria de ser pago pelos pais", sublinhou.
Ilídia Cruchinho destacou ainda que a autarquia também introduziu alterações no setor dos transportes escolares, os quais também passam a ser gratuitos para todos, "o que não acontecia até agora", uma vez que os alunos do ensino secundário tinham de pagar 50% do valor dos passes.
O regulamento prevê igualmente apoios para os alunos de ensino superior, designadamente através de atribuição de bolsas de apoio social e de bolsas de mérito.
O presidente da autarquia, António Luís Beites (PS), destacou a importância de se apostar num plano de ação educativo que contribua para a melhoria dos resultados escolares.
O autarca mostrou-se preocupado com o facto de há vários anos o concelho surgir nos últimos lugares dos rankings escolares, sublinhou que não encontra razões para isso e disse que não pode aceitar explicações que se prendem com a falta de motivação de toda a comunidade escolar.
Assumiu que tal "é difícil de aceitar", principalmente num ano em que a rubrica da Educação no orçamento do município foi reforçada, passando para mais 300 mil euros.
O concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, tem atualmente cerca de 420 alunos a frequentar os diferentes níveis de ensino.
Comentários