
Um grupo de 81 estudantes estrangeiros do ensino secundário chega a Portugal em setembro para participar num intercâmbio de aprendizagem intercultural durante um trimestre, semestre ou ano letivo completo.
Neste momento, existem já muitas famílias de norte a sul do país dispostas a acolher um/a estudante em sua casa, mas são precisas mais 20 famílias para os estudantes que chegam em breve.
As famílias de Acolhimento são voluntárias, podem estar localizadas em qualquer zona do país e constituírem diferentes modelos familiares, como casais já com filhos, sem filhos, pessoas solteiras, famílias monoparentais e de diferentes idades.
Isabel Fonseca (na foto, à direita) mora em Castelo Branco e decidiu acolher um estudante do México (na foto, ao meio) em sua casa. Sobre a sua experiência, Isabel diz que "receber um estudante de outra nacionalidade foi toda uma aprendizagem recíproca. Comi burritos, aprendi a fazer guacamole, passei a ter um canto na despensa cheio de picantes de todas as cores e sabores", brinca.
De igual modo, o estudante aprendeu português rapidamente, fez muitos amigos e "aprendeu a gostar de cogumelos, legumes, caldo verde e pastéis de nata".
Segundo Isabel, o estudante irá regressar ao seu país de origem "mais independente, mais maduro, cheio de novas experiências" e que, em Portugal, "deixa saudades, mas deixa também um bocadinho dele em cada um de nós".
Segundo a associação promotora da iniciativa, o objetivo do programa é precisamente proporcionar uma experiência de aprendizagem intercultural, em que as pessoas envolvidas entram em contacto com novas referências culturais e ganham competências de tolerância e abertura para uma sociedade cada vez mais globalizada.
Os jovens que chegam este ano têm entre 15 e 18 anos e chegam de países como Brasil, Turquia, Costa Rica, México, Dinamarca, Holanda, Hungria, Itália, República Dominicana, Rússia, Tailândia, Canadá, Estados Unidos, entre outros.
O perfil dos jovens e o processo de candidaturas pode ser consultado no site e no blogue da associação Intercultura-AFS Portugal.
Saiba mais: Leia aqui o testemunho de Isabel, que recebeu um jovem do México
Comentários