No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, será apresentado o Projeto Nutri-Mestres, um programa pioneiro a nível mundial, desenvolvido exclusivamente para profissionais de saúde e educação, que utiliza o entretenimento como ferramenta educativa na promoção da alimentação e estilos de vida saudáveis na infância. O programa foi elaborado em conjunto pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pela Direção-Geral da Educação (DGE) e pela Nutri Ventures e está disponível em www.nutri-ventures.com/profissionais, avança comunicado de imprensa.

 

Nesta plataforma digital, professores, nutricionistas, enfermeiros, médicos, entre outros profissionais ligados aos sectores da saúde e educação, têm ao seu dispor um vasto conjunto de materiais educativos gratuitos e sensibilizadores da importância de ter um estilo de vida saudável, tais como vídeo-aulas, fichas de trabalho, músicas e outros elementos de interatividade e multimédia, que têm sempre por base a história e personagens da Nutri Ventures.

 

Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde, sublinha que o projeto «é uma ferramenta educativa inovadora que ajuda os profissionais de saúde e educação na sua missão de melhorar a alimentação dos mais novos, introduzindo o entretimento, a fantasia e o mundo da animação nos seus mais diversos formatos sem perder de vista a qualidade científica. Os próprios profissionais vão ficar surpreendidos e creio que também irão aprender com esta nova interatividade e com o poder de persuasão destas novas ferramentas agora ao seu dispor».

 

«São vários os estudos que indicam o poder dos personagens de entretenimento junto dos mais pequenos. Através do entretenimento conseguimos captar o interesse das crianças, envolvê-las e assim transmitir mensagens nutricionais relevantes. É este o nosso contributo para tornar a educação alimentar mais acessível, interativa e divertida», acrescenta Sofia Bento Monteiro, Global Marketing Manager da Nutri Ventures.

 

O lançamento oficial do projeto para profissionais de saúde e educação é aberto ao público e ocorre no dia 16 de Outubro, às 10h, no auditório da Escola Básica Vasco da Gama, em Lisboa.

 

Portugal é o primeiro país a implementar esta ferramenta que, muito brevemente, ficará disponível para profissionais no Brasil e na Hungria. «Já estamos a trabalhar para implementar o Projeto Nutri-Mestres nos demais países onde estamos presentes» remata Sofia Bento Monteiro.