O objetivo desta ação é desmistificar os cuidados de saúde no hospital, procurando familiarizar as crianças com os profissionais de saúde, as consultas e outros procedimentos médicos, que muitas vezes alimentam a conhecida síndrome da bata branca.

A iniciativa, que terá lugar na entrada principal do Hospital de Braga, prevê a participação de cerca de 900 crianças provenientes de vários jardins-de-infância do concelho.

O "Hospital dos Bonequinhos" consiste na criação de um hospital modelo, construído à escala dos mais pequenos e destinado a crianças entre os 3 a 8 anos de idade. Nesta ação, os participantes assumem o papel de pais, cabendo-lhes a responsabilidade de levar o seu "boneco doente" ao médico, enfermeiro, nutricionista e dentista, funções assumidas pelos jovens universitários.

"Através da simulação de vários procedimentos médicos não invasivos, pretende-se aproximar as crianças do ambiente hospitalar de forma a reduzir a ansiedade tão característica nesta fase", sublinha Flávia Freitas, vice-presidente do NEMUM - Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho.

A atividade inicia-se na "sala das pulseiras coloridas", onde é feita a triagem, passando pelo consultório médico, pelo bloco cirúrgico, pelas várias zonas de tratamento, diagnóstico, higiene oral e colheita de sangue e pelas salas de farmácia e nutrição. Para escolas e jardins-de-infância, a iniciativa decorre das 9h00 às 17h30. A partir daí, e até às 18h30, a participação é aberta a qualquer criança que queira levar o seu boneco ao hospital.

O evento conta com a colaboração de 300 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Básica da Universidade do Minho e de Nutrição da Universidade do Porto. O "Hospital dos Bonequinhos" surgiu originalmente na International Federation of Medical Student Associations, onde é conhecida como "Teddy Bear Hospital".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.