"Decidimos este ano fazer algo inédito [no concelho]. Vamos atribuir o material escolar gratuito a todos os alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos. O [material escolar] do 1.º ano está assegurado por uma decisão do Governo", anunciou hoje Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) no final da reunião quinzenal do executivo onde a deliberação foi aprovada por unanimidade.

Segundo o autarca, a medida contemplará mais de 900 crianças dos dois Agrupamentos Escolares do concelho, sendo que os alunos abrangidos pelos escalões A e B da ação social escolar (cerca de 460) também terão direito a "kits" de material escolar gratuito.

Para acederem a este benefício, os encarregados de educação deverão levantar, nos Serviços de Educação do Município da Guarda, um vale personalizado que poderão trocar pelos livros nas livrarias da cidade, indicou.

Os vales estarão disponíveis entre 01 de agosto e 07 de setembro, foi também anunciado.

O executivo municipal da Guarda, "sensível às dificuldades que as famílias vivem e aos encargos escolares que são obrigados a suportar", pretende com a medida "de grande alcance social" hoje tomada "contribuir para atenuar o peso desta despesa escolar no seu orçamento familiar".

De acordo com a autarquia presidida por Álvaro Amaro, os alunos do concelho com grandes Necessidades Educativas Especiais, que não utilizam estes manuais escolares, também receberão materiais adequados às suas necessidades.

O município da Guarda disponibiliza para esta medida uma verba global da ordem dos 43 mil euros.

A Câmara Municipal da Guarda assume as políticas educativas e sociais "como estratégias prioritárias e um investimento no futuro", por isso está ainda a proceder à constituição de um grupo de trabalho para elaborar um plano plurianual para a criação de um modelo de reutilização de manuais escolares e didáticos.

Na reunião de hoje foi ainda deliberado proceder à realização de obras nas escolas do 1.º ciclo de Santa Zita, Lameirinhas e Alfarazes e no edifício do jardim-de-infância da Estação (Guarda-Gare).

Segundo o autarca será realizado um investimento de 344 mil euros na melhoria das condições físicas destes quatro estabelecimentos de ensino da cidade.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.