Segundo o estudo, publicado na revista médica JAMA Neurology, a gravidez entre os 35 e os 45 anos não parece aumentar o Acidente Vascular Cerebral (AVC) em comparação com as mulheres da mesma idade e o risco é reduzido para mulheres entre os 46 e os 55 anos.

Os autores analisaram os casos de 19.146 mulheres que foram hospitalizadas devido a um AVC entre 2003 e 2013 no estado de Nova Iorque, Estados Unidos, das quais 797 (4,2%) estavam grávida ou tinham dado à luz.

O estudo refere também que a taxa de mortalidade devido a AVC foi menor entre todas as mulheres grávidas em comparação com as que não esperavam crianças.

Estudos anteriores já se tinham concentrado na comparação das taxas de AVC entre as mulheres grávidas de diferentes idades - concluindo que a doença era mais comum entre as mulheres mais velhas -, mas não tinham incluído grupos de controlo de mulheres não-grávidas nas diferentes faixas etárias.

Veja ainda: Como dormem os casais que estão à espera de bebé?

Leia também8 alimentos que diminuem o risco de AVC

"Apesar do acidente vascular cerebral ser um evento raro em mulheres jovens, 18% de todos os acidentes vasculares cerebrais em mulheres com menos de 35 anos foram associados à gravidez", lê-se no estudo liderado por Eliza Miller da Universidade de Columbia.

As conclusões basearam-se em dados de mulheres internadas devido a derrames cerebrais no estado de Nova Iorque entre 2003 a 2012. Das mais de 19.000 mulheres admitidas por AVC durante essa década, pouco mais de 4% estavam grávidas ou tinham dado à luz nas últimas seis semanas.

No entanto, mulheres com 24 anos ou menos tinham mais do dobro de risco de sofrer um acidente vascular cerebral na gravidez ou no período de seis semanas após o parto (14 AVCs por 100.000 mulheres) do que as mulheres não-grávidas da mesma faixa etária (seis AVCs por 100.000 mulheres).