As atividades letivas estão hoje suspensas nos concelhos de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, devido aos incêndios rurais, disseram à agência Lusa fontes autárquicas.

"As escolas estão fechadas em todo o concelho. Esta manhã foram cancelados todos os transportes escolares, por não estarem reunidas condições para os estabelecimentos de ensino funcionarem", disse fonte da Câmara Municipal de Gouveia.

As escolas e os jardins-de-infância de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, vão estar encerrados durante o dia de hoje, na sequência do incêndio que, desde a tarde de domingo, afetou aquela freguesia.

Segundo um comunicado emitido pela Câmara da Marinha Grande esta madrugada, “por não ser possível garantir as adequadas condições de funcionamento, os jardins-de-infância e as escolas da freguesia de Vieira de Leiria, estarão encerradas no dia de hoje”.

A autarquia, no entanto, assegura que a situação na freguesia de Vieira de Leiria “está controlada” e que as “situações que requerem mais atenção estão localizadas nos lugares de Pilado, Escoura e Garcia, estando mobilizados os meios necessários no local”.

Também as escolas de Mira vão ficar encerradas durante o dia de hoje. Neste concelho não há internet, nem outro tipo de comunicações.

Cenário idêntido noutro ponto do distrito de Coimbra: o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, avança que "todas as escolas do concelho" estão hoje encerradas.

Também as escolas e creches do concelho de Vagos vão estar hoje fechadas na sequência dos incêndios, anunciou a autarquia.

Numa mensagem publicada no Facebook, lê-se que devido aos focos de incêndio que afetaram o concelho de Vagos, a Câmara Municipal informa que, por questões de segurança, todas as escolas e creches do concelho estarão fechadas durante o dia de hoje”.