Será inaugurada no dia 24 a Escola de Gastronomia de Évora, espaço destinado a jovens carenciados e integralmente financiado pela Chaine des Rôtisseurs, a associação gastronómica mais antiga do mundo, fundada em França, em 1248.

Esta Escola tem como objetivo dar uma oportunidade a alunos com carências económicas, ajudando-os a alcançar uma vida melhor.

”Este deverá ser um espaço de socialização para os estudantes em horário pós-escolar, antes de regressarem a casa, despertando-lhes o interesse pela restauração, através do contacto com a cozinha, pastelaria e enologia. Revelar o potencial de emprego local, incentivar a alcançar um nível secundário profissional e mostrar aos jovens o nosso património gastronómico, são também objetivos primordiais”, revela a entidade promotora, em comunicado.

Este projeto inclui, além de aulas práticas e teóricas, visitas e estágios em hotéis, restaurantes ou produtores de vinhos, bem como o contato com escolas de restauração oficiais, com vista a um posterior acesso ao Ensino Superior.

O ensino prolonga-se por dois anos, abrangendo um total de 30 alunos, entre os 12 e os 16 anos.

A empresq Prochef vai apoiar a iniciativa com a oferta de fardas e a participação de chefs seus agenciados em aulas práticas, palestras ou outras ações úteis para o enriquecimento curricular dos jovens alunos.

22 de novembro de 2012