Promovida pela empresa Publibalão/Alentejo sem Fronteiras-Clube de Balonismo, a 18.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai decorrer entre os dias 09 e 16 de novembro nos concelhos de Alter do Chão, Crato e Fronteira, no distrito de Portalegre.

“Este evento está consolidado, mas queremos crescer mais, queremos ser mais abrangentes em termos do Alentejo e do Norte Alentejano, em particular”, disse hoje à agência Lusa Aníbal Soares, um dos responsáveis da organização.

Para assinalar o 18.º aniversário do festival, a organização foi “brindada” com uma surpresa, ao registar o maior número de inscritos (balonistas) na edição deste ano.

“Vamos ter um número recorde de presenças, o que é bom para o festival e para a região”, disse.

Com a participação de mais de 60 equipas de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Luxemburgo, o evento, além de proporcionar voos cativos aos interessados, tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão), podendo o público inscrever-se para desfrutar das paisagens daquela região.

Além da vertente radical, a organização pretende este ano mostrar aos participantes a “cultura, os costumes e as tradições” da região, através da realização de várias atividades.

De acordo com Aníbal Soares, as previsões meteorológicas para o período do festival apontam para uma temperatura “excelente”, o que deverá proporcionar aos participantes “grandes voos”.

“Estou convicto que vai ser um espetáculo, o tempo vai ajudar e vai ser um ano marcado pelo recorde de participantes e pelas comemorações dos 18 anos deste festival único”, acrescentou.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.