Os municípios de Cascais e Wuxi, no leste da China, vão organizar programas de intercâmbio e de estágios profissionais para jovens dos dois concelhos, a partir de 2015.

"A duração dos programas está ainda a ser acertada, mas queremos começar já no próximo ano, quando comemorarmos o 20.º aniversário da nossa geminação", disse Alexandre Faria, vereador da câmara de Cascais responsável pelo pelouro das Relações Internacionais.

Jovens de Cascais passarão "duas ou três semanas" em Wuxi e jovens desta histórica cidade chinesa viverão um período igual naquele concelho dos arredores de Lisboa, com transporte e alojamento assegurados pelos respetivos municípios, adiantou o autarca.

Quanto aos estágios profissionais, Alexandre Faria indicou apenas que eles incidirão na área da hotelaria, uma especialidade de ambos os concelhos, e serão mais prolongados do que os programas de intercâmbio.

"Estamos muito entusiasmados. Os acordos de geminação são cada vez mais importantes e oferecem oportunidades profissionais que devemos aproveitar", afirmou o autarca.

"Também estamos aqui numa missão de diplomacia económica", acrescentou. Alexandre Faria deslocou-se a Wuxi, acompanhado pelo cônsul-geral de Portugal em Xangai, Joaquim Moreira de Lemos, para participar num fórum internacional das cidades geminadas com aquela localidade chinesa, que termina na quarta-feira.

Cascais foi a primeira cidade europeia a geminar-se com Wuxi, em 1993. Trata-se de um município com quase cinco milhões de habitantes, situado junto ao famoso Lago Tai, a cerca de 170 quilómetros de Xangai.

O município de Cascais é o mais cosmopolita de Portugal e entre os seus 206 mil habitantes contam-se 140 nacionalidades diferentes, realçou Alexandre Faria.

Fonte: Lusa

6 de novembro de 2012