Uma terapia genética inovadora que está a ser usada no hospital Great Ormond Street, em Londres, no Reino Unido, surtiu efeitos surpreendentes no tratamento de uma bebé de um ano diagnosticada com uma leucemia (tipo de tumor que afeta o sangue).

Os tratamentos com a nova terapêutica, designada por Designer immune cells, permitem “editar” o ADN em laboratório para combater as células tumorais.

Layla Richards tinha sido diagnosticada há cinco meses com um tipo de leucemia extremamente agressiva e incurável e, atualmente, após o tratamento, não regista qualquer sinal da patologia.

A bebé é a primeira paciente em todo o mundo a receber este tipo de terapia que tem capacidade para “editar” os genes existentes com recurso a umas “tesouras microscópicas”, conhecidas como Talens, que alteram o ADN dentro das células imunológicas de um dador para que estas desenvolvam capacidade para procurar e eliminar apenas as células da leucemia.

Os cientistas congratulam-se com os resultados, mas garantem que só no prazo de um a dois anos vão poder avaliar mais concretamente os seus benefícios.

PIPOP