A boneca icónica evoluiu para acompanhar os tempos modernos - é só ir à sua conta no Twitter. Apesar da forte concorrência na indústria de brinquedos, são vendidas todos os anos 58 milhões de Barbies em mais de 150 países.

"Numa indústria onde o sucesso de hoje, em geral, dura de três a cinco anos, 60 anos é uma grande coisa", comenta Nathan Baynard, diretor de marketing da marca da Mattel.

Em todo o mundo, a Barbie é tão conhecida como a Coca-Cola ou o McDonald's, disse Baynard durante uma recente visita ao estúdio de design da Mattel em El Segundo, um subúrbio de Los Angeles.

As imagens da estúdio onde a Barbie é reinventada

Ao todo, mais de um mil milhões de bonecas Barbie foram vendidas desde que a sua superestreia na American Toy Fair, em Nova Iorque, a 9 de março de 1959.

Inspirada em Bárbara, a filha da criadora

A Barbie foi inventada por Ruth Handler, cofundadora da Mattel, que foi inspirada pelos seus próprios filhos para criar a boneca. "A sua filha Bárbara estava limitada nas escolhas dos seus brinquedos - havia apenas bonecos bebés", contou Baynard.

"O único papel que ela poderia imaginar através dessa peça era o de cuidadora, de mãe", enquanto o filho de Handler "se imaginava como um astronauta, cowboy, piloto, cirurgião". 

Barbie é, naturalmente, uma versão abreviada de Bárbara. A boneca deveria ensinar às meninas "que elas tinham escolhas, que poderiam ser qualquer coisa. Em 1959, essa era uma ideia radical" disse Baynard.

A Barbie foi um sucesso instantâneo. No primeiro ano, foram vendidas 300 mil bonecas. Desde o início, as medidas de pin-up da Barbie não pareciam imediatamente tão feministas e provocaram críticas nas décadas seguintes. "Em 1959, a sua estrutura corporal foi exagerada para combinar com a estética da época e com o tecido disponível", disse Carlyle Nuera, designer da Barbie.

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Desde que a boneca loira chegou às lojas, e depois de uma corrente de reclamações sobre o que eram consideradas proporções irreais, a Mattel fez muitas mudanças e adaptações, introduzindo vários tipos de corpo e dezenas de tons de pele.

Astronauta antes de Neil Armstrong

Em 1965, quatro anos antes de Neil Armstrong pisar a Lua, a Barbie já era astronauta. Em 1968, a primeira boneca negra da Barbie, uma amiga chamada Christie, chegou às lojas.

Lisa McKnight, vice-presidente sénior e gerente geral global da marca Barbie, disse que hoje, 55% das bonecas vendidas em todo o mundo não têm cabelo loiro nem olhos azuis.

A Mattel tem mais de 100 pessoas a trabalhar no seu estúdio de design em "El Segundo", um enorme edifício semelhante a um hangar, entre o Aeroporto Internacional de Los Angeles e uma rodovia.

Os designers começam com um esboço simples. A partir daí, todo o protótipo é feito por um exército de especialistas - desde a escultura do boneco com software de última geração e impressão 3D até à pintura do rosto, modelagem do cabelo, escolha de tecidos e criação de padrões de roupas.

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O processo completo de design de uma nova Barbie pode durar 12 a 18 meses. Depois, o protótipo é enviado para fábricas na China e na Indonésia para ser produzida em massa.

A Barbie não é apenas um sucesso de lojas de brinquedos - ela tem uma enorme presença nas redes sociais e é uma espécie de 'influencer', com milhões de seguidores.

A Barbie tem mesmo uma identidade: Barbie Millicent Roberts, da cidade inventada de Willows, no meio-oeste. E agora fala diretamente para as crianças sobre a sua vida e importantes tópicos da atualidade. Em 2018, por exemplo, a marca lançou uma campanha abrangente para ajudar as meninas a acreditarem em si mesmas e a não aceitarem estereótipos sexistas de género.

A Barbie tem uma cabeleireira, maquilhadora e fotógrafa que viajam sempre com ela para sessões fotográficas para o Instagram (@barbiestyle), conta que tem quase dois milhões de seguidores.

"A narrativa da marca Barbie é que ela é uma mulher jovem e independente que corre atrás de carreiras", disse McKnight.