SAPO Lifestyle: Porque é que é importante aprender inglês desde os primeiros meses de vida?

Mariana Torres: O ensino precoce de qualquer língua oferece benefícios inquestionáveis para o desenvolvimento das crianças. Para além de todas as oportunidades de futuro em que os pais investem, naturalmente que crianças bilingues ou trilingues terão mais oportunidades profissionais e pessoais. Vários estudos comprovam que crianças estimuladas desde tenra idade para outra língua desenvolvem o cérebro e a capacidade lógica mais rápido do que os que não recebem estes estímulos. O cérebro inicia o seu desenvolvimento nos primeiros meses de vida e quanto mais estimulado for, maior é a sua elasticidade.

Mariana Torres, 32 anos, responsável pela Helen Doron English em Portugal
Mariana Torres, reponsável pela Helen Doron English em Portugal

SAPO Lifestyle: Acredita nos benefícios de uma educação global?

Mariana Torres: Sem dúvida. Cada vez mais somos cidadãos de um mundo globalizado e não de um país. As crianças aprendem línguas, são estimuladas a viajar desde cedo, frequentam universidades em que o ensino já é maioritariamente feito em inglês, estudam no estrangeiro e muitas vezes são obrigadas a procurar emprego fora do seu próprio país. O conceito de nacionalidade estanque deixou de existir com a mobilidade moderna e as oportunidades encontram-se muitas vezes fora de fronteiras.

SAPO Lifestyle: Para além da aprendizagem do inglês, há outros benefícios neste tipo de acompanhamento?

Mariana Torres: Para além do beneficio óbvio de dominar uma segunda língua desde cedo, o nosso método estimula as crianças de forma exclusiva através do reforço positivo e do ensino através de grupos pequenos, o que permite um acompanhamento focado e personalizado. Para além da língua inglesa, nas nossas aulas ensinamos boas maneiras,  fomentamos uma alimentação saudável, cantamos, rimos e estimulamos a personalidade de cada criança.

SAPO Lifestyle: Como é que funcionam as aulas? 

Mariana Torres: Até à idade dos quatro ou cinco anos, os pais participam ativamente nas aulas acompanhando as crianças e realizando todas as atividades em conjunto. É a forma de atingir melhores resultados e de os pais estarem envolvidos diretamente no processo evolutivo dos seus filhos. As crianças vêm aos centros de ensino Helen Doron uma vez por semana onde participam em aulas de 45 a 120 minutos, dependendo da idade. Durante a semana ouvem os CD e visualizam os DVD de forma a estarem expostos à língua inglesa diariamente. Todo este processo é explicado aos pais aquando da inscrição, de forma a garantir o seu compromisso com o método. As aulas são muito dinâmicas, intercalam atividades sentadas com atividades mais cinestésicas. Todas as aulas incluem canções originais, coreografias e materiais variados criados por professores certificados de forma a motivar e estimular os alunos.

SAPO Lifestyle: E é caro?

Mariana Torres: A metodologia Helen Doron é bastante acessível. As mensalidades variam de acordo com a idade das crianças e tempo de aula, mas os valores começam nos 45 euros por mês. Trata-se de um investimento no futuro e na criação de oportunidades únicas para os nossos educandos.

SAPO Lifestyle: Qual é diferença entre estes centros e os colégios com ensino internacional?

Mariana Torres: São conceitos totalmente distintos. Os colégios com ensino internacional são instituições de ensino que seguem um currículo próprio e apenas lecionam numa língua estrangeira. Os alunos frequentam as disciplinas normais como a matemática ou as ciências, mas noutra língua. São uma opção muito interessante, mas muito dispendiosa e não acessível para todos. Os centros Helen Doron são centros de ensino de inglês que funcionam como atividades extra curriculares e que se focam no ensino de inglês como segunda língua. As crianças podem frequentar escolas públicas ou colégios particulares e estarem inscritos no nosso centro como atividade extra.