Já não chegava ser o filho do meio – o dito problemático – ou o mais novo, a vítima preferida. Ter irmãos mais velhos implica ser mais alto ou mais baixo. A altura das crianças com irmãos é claramente influenciada por estes. Parece insólito, mas este dado ficou provado num estudo britânico divulgado pela Science & Vie, segundo o qual esta correlação prende-se com a atenção e cuidado fornecidos pelos pais.

A partir da análise de um grupo de 13 mil crianças do Reino Unido, os investigadores descobriram que o tamanho desses miúdos dependia, naturalmente, da estatura dos respetivos pais, mas também do número de irmãos e da posição etária de cada um na família.

Por exemplo, uma criança com 10 anos e quatro irmãos será, em média, 3,15 cm mais baixa do que um filho único. Num grupo de irmãos, o mais velho terá cerca de 1,35 cm a mais do que o irmão que se lhe segue, mais 1,74 cm do que o terceiro e por aí adiante.

Os especialistas acreditam que, para esta equação, contribui a quantidade de tempo e de atenção que os pais dedicam aos filhos, dois fatores que vão diminuindo de cada vez que nasce mais uma criança na família.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.