A notícia é avançada pelo jornal Público.

As contas foram feitas pelo projeto "Rendimento Adequado em Portugal", com o objetivo de chegar ao valor médio mensal gasto por vários tipos de família para conseguirem viver sem dificuldades em Lisboa.

Um homem e uma mulher com cerca de 40 anos, uma filha de 14 anos e um filho de 10 anos precisariam de cerca de 766 euros mensais para terem uma alimentação considerada digna, um valor que aproxima Portugal dos países mais caros da União Europeia. Só na Dinamarca, Finlândia, Grécia, Luxemburgo, Suécia, Eslovénia, Chipre, Malta e Letónia foram registados valores mais altos. Pelo contrário, os valores mais baixos são registados na Hungria, República Checa, Polónia, Estónia, Letónia e Roménia.

Os dados foram apresentados na segunda-feira por José António Pereirinha, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, numa conferência da organização não governamental Oikos.

Além da família com dois filhos, são apresentados valores para uma mulher de 40 anos que vive sozinha. Em Lisboa, precisaria de 202 euros. Para um homem da mesma idade, o valor sobe para os 206 euros; um casal ficaria nos 386 euros.

O cálculo tem em consideração a quantidade de alimentos, mas também a qualidade dos mesmos e algumas refeições esporádicas fora de casa.