"Adolescência, transgressão e comportamentos violentos" é o tema de um seminário a decorrer a 16 de Maio, no Hotel AC, em Lisboa, entre as 9h30 e as 13h00, com o objectivo de debater modelos de intervenção em saúde mental a aplicar nestes casos. A ogranização é da cliniPinel, clínica portuguesa de referência nas áreas de psiquiatria, psicoterapia e psicanálise.
O seminário vai contar com a presença de Luís Mauri, médico psiquiatra no Departamento de Saúde Mental da Fundació Hospital Sant Pere Claver em Barcelona, onde entre outras funções, colabora no programa de atendimento a menores, prestando assistência terapêutica a adolescentes com problemas de saúde mental, alguns encaminhados pelo sistema judiciário. O especialista espanhol irá apresentar a sua experiência clínica de intervenção em adolescentes com condutas de transgressão e violência, através da exploração de situações reais.
O seminário destina-se a um conjunto alargado de profissionais para quem esta temática é cada vez mais relevante: psicólogos, médicos, professores, assistentes sociais, podendo ter também interesse para Pais e Encarregados de Educação. Rui Aragão, director associado da cliniPinel salienta a importância desta iniciativa: «O relevo e a frequência ímpar que os comportamentos violentos nas crianças e adolescentes vêm assumindo na sociedade ocidental, provada pelo aumento exponencial dos casos de agressões dos filhos para com os seus pais ou professores, carece ainda de intervenções rigorosas, no âmbito da saúde mental».
«A cliniPinel», acrescenta o responsável, «promove a discussão destes temas, atendendo à sua experiência na área da Saúde Mental, no que diz respeito a intervenção psicológica, na área do Ensino e a abordagem de problemas comportamentais de crianças e jovens».
Veja ainda:
A primeira desilusão amorosa
Manias dos adolescentes
Esquizofrenia na adolescência
Fobia escolar
Bullying