A acupuntura tem sido usada na China, e noutras culturas orientais, como uma forma de restaurar e promover bons níveis de saúde e energia. Uma prática que os chineses utilizam há cerca de 2.500 anos.

A filosofia tradicional chinesa afirma que a nossa saúde depende da energia motivadora do corpo movendo-se de forma suave e equilibrada através de uma série de canais sob a pele.

De acordo com o British Acupuncture Council, "a prática da acupuntura durante a gravidez é segura e uma opção eficaz num momento em que muitas mulheres optam por evitar tomar medicamentos para doenças menores".

Mas alerta que é essencial que a grávida escolha um profissional treinado e que seja membro de um corpo profissional.

Como a acupuntura pode ajudar durante a gravidez

1, A acupuntura ajuda a diminuir a má-disposição, as náuseas matinais e os vómitos.

2. Redução da ansiedade e melhoria na qualidade do sono.

3, As variações de humor e uma maior sensibilidade emocional, tão características na gravidez, podem ser apaziguadas com a acunpuntura mas também com algumas técnicas da medicina tradicional chinesa, nomeadamente através da utilização de ventosas ou moxabustão.

4, Melhoria na circulação sanguínea.

5. Alívio das dores nas costas. Além da acupuntura, a prática de ioga e pilates também pode ajudar e são bons complementos.

6. Ajuda a controlar a pressão alta e/ou baixa.

7. Enxaquecas.

No parto

A acupuntura pode ser usada para ajudar a induzir o parto em gestações atrasadas. No entanto, esta técnica só deve ser aplicada na indução quando a mãe já tiver ultrapassado a data de fim de gravidez, e apenas com o consentimento da equipa médica de obstetrícia responsável pelo parto.

O tratamento com acupuntura pode ocasionalmente ter um efeito muito rápido, mas, em geral, pode levar pelo menos alguns dias.

Durante o trabalho de parto, a acupuntura é usada para alívio da dor e para aumentar a energia da mãe, se o parto se prolongar. A acupuntura também pode ser usada para reiniciar o trabalho de parto, se ele diminuir, ou se as contrações tiverem parado.

É de salientar que o tratamento da acupuntura e de Medicina Chinesa não significa uma substituição dos tratamentos médicos convencionais. São um complemento que podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas mais desconfortáveis da gravidez.

Consulte sempre o médico que está a acompanhá-la durante a gravidez.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.