Envolvem um estado de graça que faz sonhar muitas mulheres. Algumas são planeadas, outras ótimas surpresas. Em ambos os casos, a gravidez, particularmente se for a primeira, é uma aventura para toda a família, mas principalmente para a futura mãe. Uma grávida estreante deve, por isso, informar o seu médico assistente ou o seu ginecologista que está grávida, de forma a ser devidamente acompanhada.

Ser-lhe-ão indicadas uma série de análises para saber o seu tipo de sangue, se é imune à rubéola e à toxoplasmose, rever o seu historial médico, e se precisa de parar alguma medicação. Caso tenha uma doença crónica ou faça uma terapêutica particular, não se esqueça também de avisar o seu médico. É ainda importante verificar se tem a vacina do tétano atualizada.

Se ainda não sabe, fique a saber que esta pode ser tomada durante toda a gravidez e, caso venha a passar a maior parte do período da gestação durante o inverno, será aconselhada a tomar a vacina da gripe sazonal. Para que viva este período com maior tranquilidade e preparação, reunimos, com Lisa Ferreira Vicente, ginecologista obstetra, uma série de informação que se vai revelar muito útil:

- Alimentação

Lisa Ferreira Vicente explica que «a grávida deve fazer uma alimentação equilibrada» que permita receber os nutrientes necessários para uma vida saudável. Acima de tudo, deve comer de forma regular e que a sacie. Esta não é a melhor altura para fazer dieta. Quantos quilos vai engordar é difícil prever, pois dependerá do seu metabolismo e do índice de massa corporal inicial.

Por exemplo, uma mulher com um peso considerado adequado terá engordado 10 a 12 quilos no fim da gravidez. A sua bitola deverá ser não passar fome nem comer por dois. Por outro lado, lembre-se que, se não consumir determinado tipo de alimentos, é importante reforçar a ingestão dos seus compostos através de outros alimentos ou recorrendo a suplementos. E café, pode tomar?

Sim, um a dois cafés por dia, se se sentir bem e não tiver contraindicações, como hipertensão. Outros cuidados alimentares importantes. Sugerem que não deve comer carne crua (se não for imune à toxoplasmose), peixe cru (risco de listeriose) nem queijos frescos não pasteurizados (risco de brucelose) e os médicos desaconselham o consumo de marisco (devido ao risco de intoxicação alimentar).

- Suplementos alimentares

Os médicos aconselham a toma de suplementos com ácido fólico e com iodo e, nalguns casos, também com ferro, porque as grávidas precisam de quantidades específicas destes micronutrientes e através somente de uma alimentação normal seria difícil controlar as quantidades reais ingeridas.

Enquanto o ácido fólico deve ser consumido diariamente até às 14 ou às 16 semanas, o iodo irá fazer parte da rotina diária até durante a amamentação. Tanto o ácido fólico como o iodo devem começar a ser ingeridos, idealmente, antes da conceção. Uma informação útil às muitas mulheres que estão, neste momento, a tentar engravidar.

Veja na página seguinte: O problema da toxoplasmose

- Toxoplasmose

A toxoplasmose é um parasita que provoca uma doença e, de acordo com Lisa Ferreira Vicente, «é particularmente grave quando ocorre durante a gravidez, pois ultrapassa a placenta podendo alojar-se nos olhos, cérebro e fígado do feto, formando quistos e provocando lesões em vários órgãos». «Quando não tratada, a lesão ocular pode levar à cegueira na criança», adverte a ginecologista obstetra.

Apesar deste parasita estar relacionado com os roedores, gatos, e vacas, a grávida pode ser contaminada pelas fezes destes animais ou pelos quistos que se encontrem na carne que ingere. Por isso, caso não seja imune à toxoplasmose, deve seguir alguns cuidados importantes.Embora possa ter contacto com gatos (tocar-lhes), evite mudar a areia para não entrar em contato com as fezes ou a urina.

De igual modo, pode ter contacto com a terra (fazer jardinagem, por exemplo), desde que use sempre luvas, bem como ingerir legumes e frutos que vêm da terra, desde que sejam muito bem lavados e/ou descascados ou cozinhados. No entanto, quando comer fora de casa, não arrisque e peça sempre legumes cozidos. Além disso, também não deve ingerir carne de vaca mal passada.

- Horas de sono

Recomenda-se que um adulto durma em média sete a oito horas seguidas. Mas uma grávida que nunca precisou de dormir tanto ou que sempre precisou de dormir mais horas, não irá mudar o seu comportamento. Contudo, no início da gravidez, a mulher poderá sentir maior sonolência e precisar de dormir mais, porque o corpo está a adaptar-se à nova vida que está a gerar. Por isso, sempre que sentir sonolência, se puder, durma.

- Cuidados com a pele

Hidratar a pele é a palavra de ordem durante a gravidez, sobretudo as partes do corpo que vão aumentar de volume, como os seios, o abdómen, e as coxas, para evitar as estrias. Escolha uma fórmula bastante hidratante. Os chamados cremes gordos e os específicos para a gravidez são os mais indicados. Evite os cremes anticelulíticos e os cremes que contenham retinol (vitamina A), uma vez que podem ser nocivos.

- Exercício físico

Se tem uma atividade física regular, pode mantê-la, tendo em mente que não deve fazer exercícios em que a barriga fique muito exposta, que a coloque em situações de embate, que solicite demasiado os músculos abdominais ou que possam provocar desequilíbrio. A caminhada é o exercício mais recomendado pelos especialistas para as mulheres grávidas com uma vida mais sedentária.

- Meias de descanso

Se o seu trabalho requer que esteja sempre de pé, deve começar a usar meias de descanso logo no início da gravidez, pois o estrogénio e o aumento de peso contribuem para uma maior probabilidade de insuficiência venosa, podendo estar na origem do aparecimento de (novas) varizes.

Veja na página seguinte: As implicações do stresse, do tabaco e do álcool

- Tabaco e álcool

Está comprovado que o tabaco e o álcool produzem efeitos negativos no feto. Enquanto o álcool provoca malformações fetais descritas na literatura médica como síndroma da fetopatia alcoólica, o tabaco provoca atraso no crescimento do feto e também o envelhecimento precoce da placenta. Por isso, é muito importante que a grávida deixe de fumar e de se expor ao fumo de terceiros, devendo, caso necessite de ajuda, agendar uma consulta de cessação tabágica.

- Stresse

Uma grávida que trabalhe demasiado pode não comer as vezes suficientes e de forma saudável e, provavelmente, dormir pouco e mal a pensar no trabalho e no muito que tem para fazer fora dele. Estes fatores stressantes traduzem-se no insuficiente crescimento do bebé, podendo, inclusivamente, provocar ameaça de parto pré-termo, devido à falta de descanso. Portanto, tente abrandar um pouco o ritmo.

- A importância de planear

Não arrisque nem confie na sorte. Segundo Lisa Ferreira Vicente, ginecologista obstetra, é importante ir a uma consulta pré-concecional com o seu médico assistente ou o seu ginecologista antes de engravidar. Um cuidado particularmente importante nas mulheres que sofram de doenças ou que façam tratamentos, pois só devem engravidar quando a doença estiver equilibrada.

Este planeamento resulta numa melhor proteção do feto no seu período mais vulnerável (entre os 17 e os 56 dias após a fecundação) e na consciencialização do estilo de vida que a mulher deve ter antes e ao longo da gravidez. Se anda a tentar engravidar, veja a galeria de imagens com os 10 comportamentos que vão melhorar a sua fertilidade.

Texto: Filipa Basílio da Silva com Lisa Ferreira Vicente (ginecologista obstetra)

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