Em Portugal, é possível fazer a criopreservação de células estaminais do cordão umbilical desde 2010, sendo mais de 100 000 o número de famílias que tomaram esta decisão.
Em 2015, em cada dez nascimentos, uma família decidiu criopreservar as células estaminais do seu bebé.
O que são células estaminais?
Células estaminais são células indiferenciadas que possuem uma extraordinária capacidade de diferenciação em diferentes tipos de células do nosso organismo.
É, no entanto, importante distinguir entre células estaminais hematopoiéticas e células estaminais mesenquimais.
As células estaminais hematopoiéticas originam células de linhagem sanguínea (glóbulos vermelhos, brancos, etc.) sendo assim normalmente mais usadas no tratamento de doenças relacionadas com o sangue como anemias, linfomas e alguns tipos de leucemias, com bons resultados.
As células estaminais mesenquimais possuem uma grande capacidade de diferenciação, sendo que através de diferentes tipos de estímulos podem se diferenciar em diferentes tipos de células, como musculares, adiposas ou endócrinas, nervosas e cartilagíneas representando num futuro próximo um tratamento muito atrativo para diversas patologias.
Porquê fazer criopreservação?
O principal motivo pelo qual se deve fazer criopreservação das células está relacionado com questões de compatibilidade. Em caso de necessidade, tem assim a garantia de uma reserva compatível, sem rejeição pelo seu organismo e sem todo o processo de procura de um possível dador. Existe ainda a possibilidade de as células poderem ser utilizadas no tratamento de familiares, caso estes sejam compatíveis.
As células estaminais, isoladas a partir do sangue e tecido do cordão umbilical, são mais facilmente obtidas do que a partir de outras fontes e por métodos não invasivos. O processo de recolha das células é indolor, tanto para o bebé como para a mãe, e as células são conservadas durante 25 anos a partir da recolha.
De momento, já existem aplicações terapêuticas para as células estaminais, e o seu potencial para novas aplicações cresce a cada dia. É no entanto necessário fazer a distinção entre as potenciais aplicações das células estaminais mesenquimais e hematopoiéticas.
Por Cytothera
A Cytothera ganhou o Prémio Cinco Estrelas 2016 na categoria “Criopreservação” com uma classificação global de 7,43 numa escala de 1 a 10. Mais informações AQUI.
Comentários