
O nascimento é um momento emocionante para a mãe que vai conhecer o seu bebé, mas pode gerar alguma preocupação e ansiedade por causa da dor associada.
Segundo a fisioterapeuta especializada na área da saúde da mulher Isabel Ramos de Almeida, uma das medidas mais eficazes para o alívio da dor durante o parto é realizar a preparação para o nascimento com técnicos de saúde especializados na área da gravidez e do parto.
Segundo Isabel Ramos de Almeida, existem métodos farmacológicos ou não farmacológicos de alívio da dor durante o trabalho de parto.
Suporte psicológico no parto
O recurso à epidural é um dos métodos farmacológicos no controlo da dor durante o parto. Existem também estratégias não farmacológicas para gerir a dor durante o processo de nascimento, continua Isabel ramos de Almeida: música, balanço, apoio, posições que permitam a liberdade de movimentos, banhos quentes ou massagem.
A presença do companheiro ou de um parente próximo poderá ajudar a facilitar o trabalho de parto, dando à mulher um suporte psicológico.
Por seu turno, o médico que assiste o parto vai aconselhar, dar apoio e confiança, avança Isabel Ramos de Almeida.
Texto: Ana Margarida Marques
Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez.
Comentários