A partir das 7 e até às 12 semanas é a altura perfeita para ir à primeira consulta pré-natal com o seu médico. Um bom acompanhamento pré-natal é o melhor que pode fazer para que a vida do seu bebé comece saudavelmente.

P1. O que devo fazer para me preparar para a primeira consulta?

O melhor é escrever todas as suas perguntas num papel e levá-lo consigo, para que possa usar eficazmente o tempo da consulta e obter o aconselhamento profissional por que tanto anseia. Fale de tudo o que está a sentir e de todas as suas dúvidas, por menos importantes que lhe pareçam. Além disso:

• Leve uma lista de todos os seus medicamentos (receitados ou de venda livre), para que o médico possa avaliar a sua segurança durante a gravidez.

• Olhe para o calendário e tente lembrar-se do primeiro dia da última menstruação. O médico utilizará esta data para calcular a data de termo do bebé.

• Tire algum tempo para analisar a história clínica da sua família e da família do seu companheiro. (Poderá informar-se junto dos seus pais e irmãos sobre doenças crónicas e potenciais anomalias genéticas.) O seu médico irá abordar estas questões, necessárias para orientar as recomendações de exames pré-natais.

• Leve uma garrafa de água e algo para comer — as esperas nos consultórios de obstetrícia e de parteiras podem ser incrivelmente longas. Para além das consultas a grávidas, estes profissionais também fazem partos e por isso nem sempre conseguem cumprir horários!

P2. Quais são os sinais de um bom profissional de saúde?

• Olha-a nos olhos e faz com que se sinta à vontade.

• Recebe de bom grado as suas perguntas e responde detalhadamente.

• Dá-lhe o aconselhamento de especialista mas respeita o seu direito de ter uma palavra a dizer na forma como gere a sua saúde.

• Está disponível para atender prontamente as suas chamadas ou solicita a algum dos seus colaboradores que o faça por ele.

P3. O seu companheiro deve ir consigo à consulta?

Cabe-lhe a si decidir, mas a maioria dos casais consideram que ambos beneficiam se forem juntos às consultas pré-natais – particularmente às consultas mais importantes, como a primeira consulta, a ecografia e sempre que forem revelados resultados de exames. Outros casais BabyCenter fazem o seguinte: 57% das mulheres grávidas dizem que querem que os companheiros as acompanhem sempre nas consultas. 37% dos companheiros dizem que vão a todas as consultas pré-natais.

SUGESTÃO

Se não estiver satisfeita com o seu acompanhamento médico, procure outro médico. Em média, cada mulher faz dez a 18 exames antes do nascimento do bebé, por isso é importante que seja acompanhada por alguém de quem gosta e em quem confia.

• Alguns futuros pais comparecem fielmente em todas as consultas, enquanto outros nunca mostram a cara.

ACTIVIDADE DA SEMANA

Tire uma fotografia da sua barriga.

Peça a alguém que lhe tire uma fotografia esta semana, antes de se começar a notar a gravidez. E depois continue a tirar fotografias uma vez por mês, até ao nascimento do bebé. É uma óptima forma de acompanhar a sua evolução e vai adorar guardar essa recordação. Dicas para uma óptima fotografia: pense em usar sempre a mesma roupa, pouse sempre no mesmo local e com a mesma pose (de perfil funciona melhor). As fotografias a preto e branco e os nus ou semi-nus também podem ficar muito bonitas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.