As contrações de Braxton Hicks podem surgir desde uma fase relativamente precoce da gravidez e normalmente são esporádicas, irregulares e não dolorosas.

Por vezes, este tipo de contração pode ser confundido com o início do trabalho de parto, caso ocorra por um período prolongado e com regularidade.

No falso trabalho de parto sente-se um tipo de contração uterina regular, sem ou com alguma dor, que ao fim de algumas horas cessa.

As contrações de Braxton Hicks não têm qualquer efeito sobre a dilatação, já que apenas as verdadeiras contrações de trabalho de parto têm essa eficácia.

Em caso de dúvida sobre se está ou não em trabalho de parto, recomenda-se tomar um duche de 20 a 30 minutos, de água morna, ou realizar um banho de imersão, que servirá de teste.

Se as contrações se mantiverem e se ritmarem, encontra-se em início de trabalho de parto. Se as contrações se dissiparem por completo, então ainda não estará em trabalho de parto, tratando-se muito provavelmente de um designado falso trabalho de parto.

Em caso de dúvida, deverá contactar a sua equipa de saúde.

Texto: Sofia Rodrigues, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia

Com edição de: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.