Neste artigo reagrupamos algumas dicas e conselhos práticos para ter a tua casa pronta a acolher com segurança o bebé.

O quarto do bebé

Escolha um ninho ou um berço que garantam não só a máxima segurança e conforto para o bebé, mas que também permita à mãe amamentar durante a noite de forma prática e cómoda. Confirme durante o processo de compra que o ninho ou berço são adaptados à idade do bebé e que são certificados com garantias de segurança europeias.

Os lençóis e roupa de cama devem ser, de preferência, em tecidos naturais e que permitam à pele respirar como a musselina, algodão biológico ou bambu. Os têxteis “tradicionais” podem não só fazer com que o bebé esteja desconfortável durante o sono, como também podem provocar alergias e eczemas na pele.

Até aos 3 meses do bebé, o Swaddle é um acessório muito útil para garantir que o bebé tem uma noite de sono segura e até mais longa. O Swaddle pode ajudar a minimizar o reflexo de Moro, fazendo com que o Bebé tenha uma noite mais tranquila.

Não coloque almofadas, brinquedos ou acessórios na cama do bebé, sobretudo quando este está a dormir. Deixe a cama o mais vazia possível, para que ele possa dormir de forma confortável e segura.

Como preparar a sua casa para a chegada do bebé?

Ter um sistema de vigilância pode ser muito prático para que possa vigiar o sono do bebé com tranquilidade, caso não esteja por perto.

A chupeta é um essencial. A escolha da chupeta deve ser feita tendo em conta a idade do bebé, se a mãe amamenta ou não e claro, a escolha dos materiais. Existem várias opções no mercado, desde as chupetas anatómicas ou ortodônticas, as redondas ou as ovais ou reversíveis.

Um trocador muda fraldas é uma peça essencial no quarto de um bebé. Nele deve ter os produtos que mais usa no quotidiano, para que os possa ter sempre à mão. Alguns desses produtos são as toalhitas, fraldas descartáveis ou reutilizáveis e, claro, os cremes muda-fraldas.

Falando de muda fraldas, tal como os outros têxteis do quarto do bebé, a capa do muda fraldas deve ser em materiais suaves e confortáveis. Evite o plástico frio que é desconfortável para o bebé.

O tempo de chão com um bebé estimula muito o seu livre desenvolvimento e permite-lhe ter um período de atividade que o ajudará nos períodos de sono. Para isso, pode colocar no chão do quarto uma manta ou um tapete confortável e seguro para que o bebé não fique em contacto direto com o chão. Coloque também se possível a manta/tapete em frente de um espelho. Assim o bebé poderá ver-se!

Cozinha

No momento de escolher os biberões para o seu bebé, escolha uns que sejam feitos de materiais não tóxicos. Os de vidro borossilicato com a tetina de borracha natural são uma excelente opção.

Os babetes são uma peça que está em contacto com o bebé durante algum tempo. Sobretudo os que são usados durante as refeições. Tenta que sejam laváveis e confortáveis, como os impermeáveis ou os de algodão biológico.

Os dedais de limpeza são muito úteis para limpar a boca do bebé depois da refeição. Escolha uns de fibras naturais, pois a fibra consegue assim absorver as bactérias sem lesar a mucosa do bebé.

Como preparar a sua casa para a chegada do bebé?

Chegou a altura de escolher uma cadeira de refeição. Escolha uma que seja alta e que tenha um suporte estável e seguro que permita ao bebé comer e brincar de forma livre e espontânea.

No momento de limpar, pode usar toalhitas ou panos reutilizáveis. São muito práticas, e por serem reutilizáveis podem ser lavadas e são multi-usos, podendo servir para limpar tanto o bebé como superfícies.

Casa de Banho

A escolha de um banheira adaptada ao bebé é muito importante para garantir, não só um momento seguro para o bebé, como também um maior conforto para os pais. Escolha uma banheira pequena que esteja adaptada à idade do bebé ou opte pelas banheiras shantalas, que permitem ao bebé sentir-se como se estivesse dentro do ventre da mãe.

Um acessório essencial a ter em casa com um bebé: um termómetro para a água do banho. A temperatura da água deve estar entre os 35 e os 37 graus.

Como preparar a sua casa para a chegada do bebé?

Escolha uma toalha que seja de algodão biológico, garantindo assim o cuidado máximo da pele sensível do bebé como garantindo também que o material é suave e absorvente. Privilegie uma toalha que tenha um gorro, para que o bebé possa ser logo envolto após o sonho e se sinta totalmente seguro e protegido.

A escolha dos produtos de banho deve ser cuidada, pois é essencial escolher produtos adaptados às peles sensíveis dos bebés. Opte por um gel de banho e champô com uma composição natural e suave, com o menor número de químicos.

Outro item essencial a ter numa casa de banho quando se tem um bebé é uma tesoura fina. Opte por uma que seja especialmente concebida para as unhas dos bebé, para garantires um corte perfeito e seguro.

Sala de Estar

Para que possa partilhar momentos com o seu bebé na sala de estar, opte por uma espreguiçadeira ou por uma cadeira portátil para o bebé descansar e brincar enquanto os adultos e restante família estão por perto.

Como preparar a sua casa para a chegada do bebé?

Uma almofada de amamentação é um artigo essencial e muito útil…mesmo que não amamente. Ter uma almofada de amamentação permite que o bebé possa ficar numa posição confortável e segura quando está sentado no chão. Serve como um apoio seguro ao bebé.

Conclusão

Estes são alguns dos essenciais a ter em casa para preparar a chegada de um bebé. São apenas alguns, lembrando que existem muitos mais e que o importante será sempre de adaptar os artigos comprados à idade e etapa do bebé. Lembra-se sempre de garantir que os artigos que compra são certificados e que cumprem os requisitos de segurança.

Texto gentilmente cedido por Rebento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.