P1. Devo alterar a minha rotina de exercício?

Na maioria dos casos, se for saudável e a sua gravidez estiver a decorrer normalmente, pode continuar a fazer o mesmo tipo de exercício que fazia no primeiro trimestre – com algumas ligeiras alterações para o adaptar à barriga maior. O que fazer: mantenha um nível de exercício moderado, evite movimentos que impliquem saltos ou vibrações fortes, evite deitar-se de costas, mantenha os pés em movimento e evite alterações súbitas de posição.

P2. Tenho sido bastante sedentária, mas queria começar a fazer um pouco de exercício. Por onde devo começar?

Primeiro, fale sobre os seus planos com o seu médico ou parteira. Em seguida, terá de começar com exercícios suaves durante curtos períodos de tempo (cerca de 15 minutos, algumas vezes por semana) e passar gradualmente para uma rotina mais longa e mais intensa (cerca de meia hora por dia). O que fazer: caminhar é a forma mais fácil de iniciar um programa de exercício regular e não requer equipamento especial para além de bons sapatos para caminhar! Muitas mulheres gostam de nadar durante a gravidez porque ajuda a sustentar o peso suplementar. E outras são ávidas defensoras do ioga para grávidas para alongar e fortalecer o corpo, bem como para aliviar desconfortos e dores.

P3. Qual é o melhor exercício de preparação do parto?

Os Kegels são exercícios do pavimento pélvico que fortalecem os músculos de suporte da uretra, bexiga, útero, vagina e recto. O hábito de fazer estes exercícios agora poderá garantir um trabalho de parto mais breve e mais fácil e ajuda a prevenir as perdas de urina antes e após a gravidez, aumenta a circulação em direcção à área rectal e vaginal, evita a formação de hemorróidas e acelera a cicatrização após um eventual rasgão durante o trabalho de parto. Veja como fazer:

• Contraia os músculos da vagina como se estivesse a tentar interromper o fluxo de urina quando vai à casa de banho.

• Mantenha e conte até quatro, e depois relaxe. Repita dez vezes. Tente fazer três ou quatro sequências deste exercício cerca de três vezes por dia.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.