A alimentação saudável para o período da gravidez não é muito diferente da alimentação recomendada para toda a população. Deve ser completa, equilibrada, variada e segura. A Roda dos Alimentos Portuguesa é um guia prático para a alimentação de crianças, jovens e adultos. Deve apenas ser adaptado à realidade de cada um.

Para ser saudável, a alimentação deve ser completa, equilibrada e variada. Diariamente necessitamos dos alimentos porque estes fornecem-nos substâncias muito importantes: os nutrientes. São exemplos de nutrientes as proteínas, os lípidos, os hidratos de carbono, as fibras, as vitaminas, os minerais e a água.

Os nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, para a nossa saúde e para a vida. Durante a gravidez, os diversos nutrientes serão ainda indispensáveis para o desenvolvimento saudável do bebé. Cada nutriente tem as suas próprias funções e, na maior parte destas funções, são insubstituíveis.

Os alimentos são todos diferentes exatamente pelos tipos e as quantidades de nutrientes que contêm. Alguns alimentos podem ser mais parecidos com outros, mas nunca exatamente iguais. Por isso é importante variar!

Na Roda dos Alimentos, os alimentos estão divididos em 7 grupos. Os alimentos presentes num mesmo grupo são semelhantes, mas nunca iguais.

Todos os capítulos deste guia

Alimentação saudável na gravidez: um guia completo

Como utilizar a roda dos alimentos para ter uma alimentação saudável durante a gravidez?

- Os 7 grupos de alimentos que compõem a Roda dos Alimentos e as suas porções

Quantas porções de cada grupo de alimentos devo comer diariamente durante a gravidez?

Como devo distribuir as porções de alimentos pelas refeições?

Quanta água devo beber? Posso comer doces? Como variar a alimentação?

- Como deve ser o consumo de cereais, legumes, carne, laticínios e gordura?

Para mais informações consulte www.papabem.pt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.