Um estudo publicado em janeiro de 2016 no jornal Birth comparou dois grupos de mulheres grávidas: 1.935 futuras mães em Minnesota que usaram o serviço de uma doula, e 67.147 mulheres do norte e do centro-oeste dos
Estados Unidos que não usaram a doula. Os investigadores descobriram que as que usaram a doula tiveram menos 22% de risco de um parto prematuro e de realizaram uma cesariana. Aliás, apenas 20,4% das mulheres que tiveram
o apoio de uma doula fizeram cesariana em comparação com os 34,2% das que não tiveram este apoio.

A doula é uma mulher que dá apoio emocional e promove o bem-estar da futura mãe durante a gravidez, e posteriormente no parto. A palavra doula vem do grego e significa "mulher que serve".

A revista Health reuniu junto de uma especialista 4 motivos para uma grávida ponderar contratar o serviço de uma doula durante a fase da gravidez.

1. A doula providencia cuidados extra e dá apoio
Cada doula tem um método diferente, mas o seu papel é o de apoiar a futura mãe. As doulas apoiam durante a gravidez, no parto e depois do bebé nascer. Apesar de não serem profissionais de saúde, possuem um vasto conhecimento sobre gravidez e bem-estar, que pode ser muito útil para a grávida. O trabalho da doula não é o de interferir nas decisões do médico que está a acompanhar a grávida, mas sim complementar o acompanhamento médico. As doulas são para todo o tipo de grávidas. Existe ainda a ideia de que a doula é apenas para quem quer ter um parto "natural", fora do hospital, mas é uma ideia errada.

2. A doula ajuda a tolerar a dor
Estas mulheres são especialistas em bem-estar e, por isso mesmo, têm conhecimento de várias técnicas que podem ajudar a aliviar as dores do parto. Tais como: hidroterapia, exercícios com bolas, massagens e várias posições que a grávida pode adotar durante o trabalho de parto. Todo este trabalho da doula junto da grávida vai ajudá-la a sentir-se mais calma e confiante no dia do nascimento do bebé.

3. Apoio a mães e companheiros
A ajuda da doula durante o parto é benéfico tanto para a grávida como para o companheiro. Durante o parto, a doula assiste a grávida na dor e pode, também, ajudar a aliviar o stress do futuro pai.

4. A doula está com a grávida no grande dia
Quando a mulher entra em trabalho de parto, a doula vai acompanhá-la durante todo o tempo. Seja em casa ou no hospital. O acompanhamento inclui técnicas para aliviar as dores, apoiar a grávida durante as horas que antecedem o parto e pode ser também um facilitador entre médico e paciente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.