Com os raios UV cada vez mais altos, é muito importante redobrar os cuidados com a exposição solar das crianças. Embora este seja ótimo para a nossa saúde devido à vitamina D e ao facto de melhorar o sono, a verdade é que para os mais pequenos este pode apresentar riscos elevados para a pele. Para que consiga proteger as suas crianças especialmente durante os meses de verão, vamos dar-lhe cinco conselhos que de certeza irão ajudá-lo.

1º - Nunca se esqueça do protetor solar, até mesmo no inverno. Escolha um produto que tenha no mínimo fator 30 e proteção UVA (envelhecimento da pele e cancro) /UVB (queimaduras). Durante o verão deve aplicá-lo com frequência, tendo em atenção a zona da cara, pescoço, orelhas, pés e lábios.

2º - Em termos de vestuário deve apostar em roupas frescas e leves, preferencialmente de linho ou algodão. E lembre-se, nunca se esqueça do chapéu ou do boné em casa.

3º - Os óculos de sol são indispensáveis para proteger os olhos dos raios UVA e UVB das crianças. Existem algumas marcas como por exemplo a Chicco, que têm modelos de qualidade com um design apropriado para os mais pequenos.

4º - Durante os meses mais quentes deve evitar expô-los ao sol durante o meio-dia e as quatro da tarde. Nas restantes horas tente, sempre que possível, mantê-los à sombra.

5º - A hidratação é muito importante para todos, sobretudo para as crianças, e isso implica que, além de terem de beber muita água, também devem refrescar-se sempre que estiverem expostos ao sol. Não se esqueça que, após a praia ou a piscina, deve hidratar também a pele dos mais pequenos.

Apesar destas dicas lhe darem uma ajuda para evitar a maior parte dos problemas causados pelo sol, deve ter em atenção alguns casos específicos, como é o caso de crianças ruivas, de peles mais claras e de bebés até aos 6 meses de idade, cuja exposição solar é pouco recomendada. Nunca baixe a sua guarda mesmo nos dias mais cinzentos, pois até com o tempo nublado, os incidentes podem acontecer.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.