Portugal é o país europeu que mais consome sopa e, a nível mundial, encontra-se em terceiro lugar.

E o seu filho, quantas vezes por semana come um prato de sopa?

Quando éramos pequenos os nossos pais obrigavam-nos a comer sopa, apesar de estarmos sempre a tentar saltar directamente para o capítulo seguinte da refeição. Mas agora, adultos, somos nós que não abdicamos da sua presença na nossa mesa.

Faz bem à saúde, é reconfortante e não pesa na balança. Todas as razões e mais algumas para elegê-la como prato do dia para toda a família. Ontem, hoje e amanhã.

1. A sopa, devido ao seu alto teor de vegetais, fornece-nos uma enorme quantidade de vitaminas e minerais e é um elemento-chave numa dieta equilibrada e anticancro.

2. É muito rica em antioxidantes (substâncias protectoras do nosso organismo) e fibra e, por outro lado, é pobre em gorduras, especialmente saturadas.

3. Apresenta um baixo valor calórico e o seu modo de confecção não gera substâncias carcinogénicas.

4. Reequilibra os níveis de água que o nosso organismo necessita, o que, por seu turno, ajuda a que a pressão arterial esteja sob controlo.

5. É mesmo verdade. A canja de galinha (especialmente se for caseira) é detentora de propriedades anti-inflamatórias e atenua as queixas associadas a uma constipação.

6. Regula os níveis de colesterol no sangue.

7. Ajuda ao bom funcionamento dos intestinos.

8. É saciante devido à variedade de alimentos e nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura a que é consumida. Por outro lado, é fácil de digerir.

9. Pode tornar a sopa mais energética se lhe adicionar leguminosas (entre as mais populares encontram-se a lentilha, o feijão, a ervilha, o grão de bico, a fava e a soja). As leguminosas fornecem proteínas de origem vegetal e hidratos de carbono.

10. É um prato económico.

Texto: Teresa d'Ornellas
Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

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